Informativo
Comunidade do Buieié recebe alunos da disciplina “Extensão Rural” do Departamento de Economia Rural.
Ao longo dos meses de outubro e novembro de 2019, a comunidade do Buieié, localizada no município de Viçosa, foi um dos locais de realização das atividades práticas da disciplina de Extensão Rural (ERU 451) do Departamento de Economia Rural. Graças à receptividade dos moradores, foram realizadas quatro atividades de Demonstração Técnica voltadas para a comunidade, trabalhando os seguintes temas “Controle Alternativo de Pragas e Doenças”, “Eficiência no Uso dos Insumos”, “Certificação Orgânica” e “Recuperação de Nascentes”, todos estes originados das demandas dos agricultores.
Para elaboração das demonstrações técnicas foram realizadas visitas de diagnósticos nas propriedades para conhecimento da realidade local, o que possibilitou a troca de experiências com agricultores, ocasionando assim um aprofundamento da situação problema a ser trabalhada pelos alunos.
A primeira propriedade a ser visitada foi a do agricultor Fábio. Ele saiu de seu trabalho no comércio da cidade e resolveu cursar Licenciatura em Educação do Campo na UFV e trabalhar em sua pequena área com hortaliças, tubérculos, frutíferas e criação de pequenos animais. Fábio formou um quintal agroecológico em sua casa, onde é possível vislumbrar o potencial de crescimento da comercialização dos produtos, pois estes já são vendidos na feira do Buieié e entregues em algumas residências de Viçosa, conquistando assim, aos poucos, consumidores que desejam produtos saudáveis e livres de agrotóxicos.
Na primeira demonstração técnica, realizada no dia 14/11, na propriedade do Agricultor Fábio, chamada de “Controle Alternativo de Pragas e Doenças”, os estudantes produziram inseticida a base de sabão para controle de pulgões, calda Bordaleza e calda Viçosa, para prevenção e controle de doenças fúngicas e nutrição foliar. Na segunda, realizada no mesmo dia, intitulada “Eficiência no Uso dos Insumos” os estudantes puderam realizar também abordagens de práticas agroecológicas importantes para a produção orgânica e agroecológica. Na terceira demonstração técnica, realizada no dia 28/11, denominada “Certificação Orgânica”, o agricultor veio até a Universidade Federal de Viçosa para participar de uma atividade sobre certificação orgânica na qual os alunos explicaram sobre os tipos existentes e os primeiros passos para o alcance destas. Fábio demonstrou satisfação em participar do trabalho e relatou que o conteúdo aprendido vai fazer a diferença no dia a dia em seus cultivos, já que ele, muitas vezes, foi surpreendido com pragas e doenças e tentava controlar apenas com receitas vistas na internet, as que podem não ser confiáveis. Ainda, segundo o agricultor, o conteúdo também trouxe estímulo para continuar produzindo de forma agroecológica, utilizando os insumos que possui na propriedade com vistas a certificação no futuro.
A segunda propriedade visitada foi a dos irmãos Ronaldo e José Carlos, trabalhando o tema “recuperação de nascentes” no dia 25/11. Uma longa caminhada para diagnóstico foi realizada pelo grupo juntamente do agricultor Ronaldo, percorrendo seu terreno, havendo um grande número de nascentes muito próximas umas das outras. Dias após o levantamento das informações de diagnóstico a demonstração técnica foi realizada, abondando o código florestal, a recomposição florestal no entorno das nascentes, a recuperação e conservação dos corpos de nascentes e, por fim, utilizaram um simulador de erosão feito de garrafas plásticas para comparar o comportamento da água em solo coberto com vegetação com a do solo descoberto. Ao final do trabalho os irmãos que receberam a demonstração técnica falaram sobre a importância da água como recurso fundamental para nós seres humanos e relataram que o aprendizado que eles receberam, foi de grande importância para a orientação do trabalho de conservação do solo e da água na propriedade.
Controle Alternativo de Pragas e Doenças
Grupo: Iago, Léo, Luca, Lucas, Lucas Eduardo, Rodrigo.
Eficiência no Uso dos Insumos
Grupo: Cleiton, João Vítor, Patrícia, Ramon, Victória.
Certificação Orgânica
Grupo: Álvaro, Ana C., Mariana, Noé, Sarah, Viviane.
Recuperação de Nascentes
Grupo: Carlos, Daniel, Danilo, Luiz, Wellington.