Inscrições abertas para o 31º Seminário Internacional de Política Econômica (SIPE).

31° SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICA ECONÔMICA

Energia e Desenvolvimento

31° SIPE

O SIPE é um espaço que tem a finalidade de debater com os mais renomados pesquisadores nacionais e internacionais as transformações na economia brasileira. O consumo de energia está amplamente correlacionado com as emissões de poluentes, degradação ambiental e crescimento econômico. Conseguir alinhar tais objetivos de forma a fornecer energia com baixos impactos negativos é imprescindível. Neste ponto, o Brasil, historicamente, está entre as matrizes energéticas menos intensivas em fósseis do mundo. Tal posição é resultado de fatores naturais (abundância hídrica para a geração de energia elétrica), mas também de um grande esforço em políticas públicas no setor de transportes. Nos últimos 50 anos, o Brasil tem sido pioneiro em diversas políticas públicas com a finalidade de diminuir esta intensidade em fósseis não só na geração de energia elétrica, mas também no consumo de combustíveis. Citando as principais delas, tem-se o Proálcool na década de 1970, e mais recentemente, a introdução dos carros flex em 2003 e o Renovabio. Isso faz com que o setor de energia brasileiro seja único no mundo, propiciando um ambiente intenso de troca de conhecimento entre pesquisadores locais e internacionais. Juntando este cenário com as descobertas de imporO SIPE é um espaço que tem a finalidade de debater com os mais renomados pesquisadores nacionais e internacionais as transformações na economia brasileira. O consumo de energia está amplamente correlacionado com as emissões de poluentes, degradação ambiental e crescimento econômico. Conseguir alinhar tais objetivos de forma a fornecer energia com baixos impactos negativos é imprescindível. Neste ponto, o Brasil, historicamente, está entre as matrizes energéticas menos intensivas em fósseis do mundo. Tal posição é resultado de fatores naturais (abundância hídrica para a geração de energia elétrica), mas também de um grande esforço em políticas públicas no setor de transportes. Nos últimos 50 anos, o Brasil tem sido pioneiro em diversas políticas públicas com a finalidade de diminuir esta intensidade em fósseis não só na geração de energia elétrica, mas também no consumo de combustíveis. Citando as principais delas, tem-se o Proálcool na década de 1970, e mais recentemente, a introdução dos carros flex em 2003 e o Renovabio. Isso faz com que o setor de energia brasileiro seja único no mundo, propiciando um ambiente intenso de troca de conhecimento entre pesquisadores locais e internacionais. Juntando este cenário com as descobertas de importantes reservas de fósseis na camada do pré-sal tem-se um tema amplamente relevante para discussão de geração de energia, consumo de combustíveis, mobilidade urbana, eficiência energética e a relação disto tudo com as possíveis externalidade negativas do ponto de vista ambiental. tantes reservas de fósseis na camada do pré-sal tem-se um tema amplamente relevante para discussão de geração de energia, consumo de combustíveis, mobilidade urbana, eficiência energética e a relação disto tudo com as possíveis externalidade negativas do ponto de vista ambiental.

INVESTIMENTO:

Estudantes de Graduação: R$ 15,00

Estudantes de Pós-graduação: R$ 20,00

Profissionais: R$ 25,00

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

OBS: Os 100 primeiros inscritos, receberão um brinde no evento.