Alunos da disciplina de Comunicação Organizacional promovem a exposição fotográfica Orgulho LGBTQIAP+ UFV

Exposição fotográfica Orgulho LGBTQIAP+ UFV valoriza diversidade no campus A mostra Orgulho LGBTQIAP+ UFV conta com cerca de 100 fotografias da comunidade universitária, entre docentes, discentes e técnicos, e acontece de 15 a 30 de junho no Centro de Ensino e Extensão (CEE).

A exposição, que também tem sua versão online no site do grupo de pesquisa Meios, integra a curricularização de extensão da disciplina de Comunicação Organizacional, coordenada pela professora Ivonete Lopes, do Departamento de Economia Rural (DER), e busca celebrar o mês do Orgulho LGBTQIAP+ através da valorização da diversidade do campus UFV Viçosa.

De acordo com alunos da disciplina, o conjunto de fotos captura a autenticidade e a beleza da pluralidade dos membros desta comunidade, e afirma suas presenças na UFV. Eles ressaltam ainda que a exposição é mais que uma simples mostra de imagens: é uma oportunidade de promover inclusão, encorajar o respeito mútuo e criar um ambiente acolhedor para todos os membros da comunidade acadêmica. “Queremos destacar a importância de criar espaços seguros e igualitários para que cada indivíduo possa expressar-se plenamente, sem medo de discriminação ou preconceito”.

Antes da realização do trabalho prático, aulas e pesquisas sobre comunicação organizacional e diversidade ampliaram as bases teóricas dos discentes. Dentre os inúmeros aspectos que atravessam o tema, eles também apontaram a relevância do âmbito jurídico, enfatizando a igualdade sem distinção prevista na Constituição Federal e conquistas recentes que indicam avanços sociais e políticos do grupo, como a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, o direito à alteração de gênero e nome no registro civil, a permissão de doação de sangue por homens homossexuais e bissexuais, a criminalização da LGBTfobia e o reconhecimento legal da união estável homoafetiva.

DER - INFORMA - 2023-06-13T082149.199