Alunos da Disciplina Extensão Rural (ERU 451) Realizam Demonstração Técnica na Comunidade Palmital

No dia 03 de dezembro de 2019 aconteceu na Comunidade Palmital mais um trabalho de Demonstração Técnica realizado pelos alunos da disciplina Extensão Rural (ERU-451). A atividade aconteceu na casa do Senhor Dico e da Dona Aparecida, produtores de hortaliças, legumes e frutas, comercializados nas feiras que acontecem às quartas e sábados em Viçosa. No diagnóstico, que antecede a realização da prática, realizado no dia 21 de novembro de 2019, o produtor foi enfático na afirmação: “Não aplico veneno nos meus produtos, eu levo pra feira aquilo que eu como em casa e sei que não vai me fazer mal” e, em seguida, com um jeito calmo e extrovertido, esbanjando sabedoria, levou o grupo para conhecer sua plantação de milho e sua horta, explicando os cultivos em sua pequena área, na qual possui uma rica variedade de alimentos.

Ao caminhar pela propriedade os visitantes perceberam grande quantidade de Tiririca (Cyperus rotundus L.), uma das plantas espontâneas que mais competem por nutrientes e água com a cultura de interesse, sendo de difícil controle, pois suas raízes podem atingir até 40 cm de profundidade do solo e são de fácil propagação.

O produtor relatou aos alunos que já não estava colhendo cenouras em sua propriedade, o que o levou a acreditar que a competição com a Tiririca estaria dificultando o desenvolvimento das sementes. Diante disto, o grupo de estudantes resolveu realizar a demonstração técnica apresentando ao produtor a Solarização, técnica que julgaram apropriada para o local e para o estilo de agricultura praticado na propriedade.

Na Demonstração Técnica os alunos levaram uma lona de plástico polietileno transparente, esticaram sobre um canteiro que estava em pousio (repouso proporcionado às terras cultiváveis) e enterraram as bordas a uma profundidade aproximada de 20 cm. Dessa forma as plantas embaixo da lona seriam mortas através da energia solar e do acumulo de calor no canteiro, que deverá ficar coberto por um período de 30 a 50 dias, dependendo das condições climáticas.

A técnica apresentada se trata de uma forma de controle simples e segura que controla também várias outras espécies de plantas espontâneas. O produtor recebeu a lona de presente e disse ter ficado satisfeito com a demonstração. Animado, disse que na hora que retirar a lona, semeará as cenouras. Uma boa evidência da eficiência do método adotado, será, futuramente, encontrar as cenouras disponíveis em sua barraca na feira.

Grupo: Altamiro, Caio Hélio, Izabela, Matheus.

20191203_083957

20191203_085405