Campanha “Coleta seletiva solidária e segura” busca garantir proteção dos catadores em época de Covid-19.

Com intuito de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam na coleta seletiva do município de Viçosa, as Associações de Catadores, Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE) e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT), com apoio de projetos de extensão e pesquisa da UFV, Defensoria Pública e Fórum Municipal Lixo e Cidadania, lançam a Campanha “Coleta seletiva solidária e segura”. O Departamento de Economia Rural está representado nessa campanha pelas professoras Bianca Aparecida Lima Costa e Ivonete da Silva Lopes, além de contar com a presença dos estudantes Marco Paulo Andrade (Pós-Graduação em Extensão Rural) e Pedro Paulo Fae Braz (Cooperativismo) na elaboração do material de publicidade.

No período de pandemia, a atividade da coleta seletiva, embora seja muito importante, pode trazer riscos para os trabalhadores e trabalhadoras das Associações e também se tornar um foco de contaminação na cidade.

Ao manipular resíduos advindos das casas e dos comércios, os catadores e catadoras se expõem ao risco de contaminação porque além da coleta, a triagem do material exige contato direto com os recicláveis que podem estar contaminados. Muitos resíduos com alto potencial de propagação do vírus, como máscaras e luvas, estão chegando nas Associações, como se pode observar nas fotos a seguir:

mascaras 1 mascaras 2

As Associações, que são contratadas pelo SAAE para prestação do serviço da Coleta Seletiva, têm negociado com a Autarquia o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e o melhor formato de funcionamento da coleta na tentativa de diminuir estes riscos e garantir a segurança principalmente dos catadores e catadoras. No entanto, também é importante a mobilização e envolvimento da comunidade de Viçosa.

Por isso, os objetivos da campanha “Coleta seletiva solidária e segura” são: informar sobre o funcionamento do serviço, orientar o descarte de resíduos e os cuidados com materiais com alto potencial de contaminação, como máscaras, e arrecadar materiais de limpeza para as Associações.

Horários e locais da coleta seletiva

Dias e horários Locais
Terça-feira (8:00 h) São José do Triunfo e Centro
Quarta-feira (8:00 h) Inácio Martins e Fátima
Quinta-feira (8:00 h) Belvedere e Centro
Sexta-feira (8:00 h) João Brás, Acamari e adjacências

É importante ressaltar que NÃO HÁ COLETA CONVENCIONAL nos dias da coleta seletiva, com exceção do Centro e Acamari.

Maneira correta de separar os resíduos

LIXO SECO” (reciclável) “LIXO ÚMIDO” (convencional)
Papéis, papelão, latas, vidros em geral, plásticos, embalagens de leite e sucos, metais, isopor, dentre outros. Restos de comida, podas, papel higiênico, fralda, papéis engordurados, pó de café, folhagens.

Destacamos que máscaras, utilizadas no enfrentamento à pandemia, não devem ser descartadas na coleta seletiva nem no lixo comum. O SAAE distribuiu lixeiras exclusivas para descarte deste material nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

Doação de material de limpeza

A doação de material de limpeza, como água sanitária, detergente, sabão em barra, sabão em pó, pode ser feita na sede da ACAT, Rua Santana, 1000, de segunda à sexta-feira, das 7 às 16hs.

Campanha

Para campanha serão produzidos materiais informativos para circulação em redes sociais, vídeos e informativos para rádios.

Colaboradores CAT e ACAMARE

A ACAT atualmente tem 18 associados (10 mulheres e 8 homens) e a ACAMARE 19 (11 mulheres e 8 homens).

Contamos com o apoio da imprensa para a divulgação das informações.

Material de Campanha

Cartaz 1  cartaz 2

cartaz 3  cartaz 4

Artes: Marco Paulo Andrade (Estudante do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural)