Comunidade do Buieié recebe alunos da disciplina “Extensão Rural” do Departamento de Economia Rural.

Ao longo dos meses de outubro e novembro de 2019, a comunidade do Buieié, localizada no município de Viçosa, foi um dos locais de realização das atividades práticas da disciplina de Extensão Rural (ERU 451) do Departamento de Economia Rural. Graças à receptividade dos moradores, foram realizadas quatro atividades de Demonstração Técnica voltadas para a comunidade, trabalhando os seguintes temas “Controle Alternativo de Pragas e Doenças”, “Eficiência no Uso dos Insumos”, “Certificação Orgânica” e “Recuperação de Nascentes”, todos estes originados das demandas dos agricultores.

Para elaboração das demonstrações técnicas foram realizadas visitas de diagnósticos nas propriedades para conhecimento da realidade local, o que possibilitou a troca de experiências com agricultores, ocasionando assim um aprofundamento da situação problema a ser trabalhada pelos alunos.

A primeira propriedade a ser visitada foi a do agricultor Fábio. Ele saiu de seu trabalho no comércio da cidade e resolveu cursar Licenciatura em Educação do Campo na UFV e trabalhar em sua pequena área com hortaliças, tubérculos, frutíferas e criação de pequenos animais. Fábio formou um quintal agroecológico em sua casa, onde é possível vislumbrar o potencial de crescimento da comercialização dos produtos, pois estes já são vendidos na feira do Buieié e entregues em algumas residências de Viçosa, conquistando assim, aos poucos, consumidores que desejam produtos saudáveis e livres de agrotóxicos.

Na primeira demonstração técnica, realizada no dia 14/11, na propriedade do Agricultor Fábio, chamada de “Controle Alternativo de Pragas e Doenças”, os estudantes produziram inseticida a base de sabão para controle de pulgões, calda Bordaleza e calda Viçosa, para prevenção e controle de doenças fúngicas e nutrição foliar. Na segunda, realizada no mesmo dia, intitulada “Eficiência no Uso dos Insumos” os estudantes puderam realizar também abordagens de práticas agroecológicas importantes para a produção orgânica e agroecológica. Na terceira demonstração técnica, realizada no dia 28/11, denominada “Certificação Orgânica”, o agricultor veio até a Universidade Federal de Viçosa para participar de uma atividade sobre certificação orgânica na qual os alunos explicaram sobre os tipos existentes e os primeiros passos para o alcance destas. Fábio demonstrou satisfação em participar do trabalho e relatou que o conteúdo aprendido vai fazer a diferença no dia a dia em seus cultivos, já que ele, muitas vezes, foi surpreendido com pragas e doenças e tentava controlar apenas com receitas vistas na internet, as que podem não ser confiáveis. Ainda, segundo o agricultor, o conteúdo também trouxe estímulo para continuar produzindo de forma agroecológica, utilizando os insumos que possui na propriedade com vistas a certificação no futuro.

A segunda propriedade visitada foi a dos irmãos Ronaldo e José Carlos, trabalhando o tema “recuperação de nascentes” no dia 25/11. Uma longa caminhada para diagnóstico foi realizada pelo grupo juntamente do agricultor Ronaldo, percorrendo seu terreno, havendo um grande número de nascentes muito próximas umas das outras. Dias após o levantamento das informações de diagnóstico a demonstração técnica foi realizada, abondando o código florestal, a recomposição florestal no entorno das nascentes, a recuperação e conservação dos corpos de nascentes e, por fim, utilizaram um simulador de erosão feito de garrafas plásticas para comparar o comportamento da água em solo coberto com vegetação com a do solo descoberto. Ao final do trabalho os irmãos que receberam a demonstração técnica falaram sobre a importância da água como recurso fundamental para nós seres humanos e relataram que o aprendizado que eles receberam, foi de grande importância para a orientação do trabalho de conservação do solo e da água na propriedade.

Controle Alternativo de Pragas e Doenças

Grupo: Iago, Léo, Luca, Lucas, Lucas Eduardo, Rodrigo.

Alternativa para o controle de pragas e doenças

Controle Alternativo de Pragas e Doenças

Alternativa para Controle de Pragas e Doenças Preparo da Calda Viçosa

IMG-20191206-WA0021

Controle Alternativo de Pragas e Doenças . Identificação de pragas nas hortaliças

Eficiência no Uso dos Insumos

Grupo: Cleiton, João Vítor, Patrícia, Ramon, Victória.

Eficiência no Uso de Insumos na Produção Agroecológica

Eficiência no Uso de Insumos na Produção Agroecológica2

Público presente nas demonstrações técnicas

Eficiência no Uso de Insumos na Produção Agroecológica . Preparo da Calda Bordaleza

Certificação Orgânica

Grupo: Álvaro, Ana C., Mariana, Noé, Sarah, Viviane.

20191128_122244

20191128_124516

Recuperação de Nascentes

Grupo: Carlos, Daniel, Danilo, Luiz, Wellington.

20191125_110941

20191125_103835