Da sala de aula para a rede: Alunos da disciplina Operações e Materiais Aplicados ao Agronegócio (ERU 333) criam aplicativos para o setor.

Alunos do curso de Agronegócio da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolveram uma série de aplicativos para auxiliar o setor agropecuário. Os aplicativos foram criados como parte do projeto de extensão da disciplina ERU 333 – Operações e Materiais Aplicada ao Agronegócio.

Os aplicativos desenvolvidos são:

Modelo de previsão do preço da soja – B3: Este aplicativo utiliza uma modelagem econométrica ARIMA para prever os preços futuros da soja. Os dados utilizados para a modelagem são coletados no site da B3.

DER - DA SALA PARA A REDE (12)

New Agro: Esta plataforma visa otimizar o tempo dos consumidores e vendedores ao realizar compras de frutas, legumes e verduras (FLV). Com uma aba para consumidores e outra para vendedores, a plataforma oferece ferramentas de avaliação de qualidade dos produtos para os consumidores e auxílio gerencial de estoques e receitas para os vendedores. A plataforma utiliza inteligência artificial para oferecer praticidade em todo o processo de compra e venda de FLV.

DER - DA SALA PARA A REDE (13)

Grupo Fazendas Norato: Este aplicativo é projetado para simplificar e agilizar o processo de compra de insumos para empresas e negócios do setor agropecuário. Com uma ampla variedade de recursos e uma interface intuitiva, o aplicativo oferece uma solução completa para atender às necessidades de aquisição de insumos. A plataforma foi projetada para conectar compradores e vendedores de insumos de maneira rápida e segura. Com uma interface intuitiva e recursos avançados, os usuários podem facilmente pesquisar, comparar e negociar os melhores preços e condições diretamente do seu smartphone ou tablet. Para os produtores, o aplicativo oferece uma oportunidade única de expandir seus negócios, alcançando um público mais amplo e conectando-se diretamente com potenciais compradores. Com apenas alguns cliques, os produtores podem criar anúncios detalhados, exibindo informações sobre a qualidade dos seus insumos, métodos de cultivo e certificações relevantes.

DER - DA SALA PARA A REDE (14)

AgriLug: Este site tem o objetivo de facilitar o aluguel de máquinas agrícolas atendendo a demanda da sua propriedade rural.
Nele, o produtor pode anunciar ou alugar máquinas e implementos agrícolas na Zona da Mata Mineira.

DER - DA SALA PARA A REDE (15)

Calculadora de Rentabilidade de Confinamento: Este aplicativo baseia-se em cálculos econômicos de engenharia financeira para auxiliar o produtor rural a ter uma ideia sobre a rentabilidade do investimento em confinamento de 120 dias que pretende fazer, baseado em premissas como custo de produção diária/animal, taxa de juros e preço de comercialização futura do produto. Para a concepção do aplicativo foram utilizadas linguagens de programação como Python e HTML. Dados públicos sobre taxa de juros, preço futuro de comercialização com liquidação financeira disponibilizados pela B3, dados do Instituto mato-grossense de agropecuária(IMEA), IBGE. A ideia principal do aplicativo é auxiliar o produtor a tomar a decisão de fazer o investimento, mostrando o possível resultado economicamente, baseado em métricas de mercado.

DER - DA SALA PARA A REDE (16)

Calculadora de Lead Time: Este aplicativo consiste em uma calculadora que aplica métodos para reduzir o Lead Time de processos que utilizam duas ou três máquinas sequenciais.

DER - DA SALA PARA A REDE (17)

Site AgroFamilies: Este site foi feito visando os pequenos produtores rurais e para a agricultura familiar, que por muitas das vezes são esquecidos, mas que também são peças fundamentais no agro. Pensando na dificuldade que eles enfrentam em vender, e para os consumidores de adquirir produtos de qualidade, assim o site visa fazer essa ponte do produtor até o consumidor, com isso fazendo com que as vendas sejam mais lucrativas para eles. O site consiste em ser um mercado digital na região de Viçosa MG, em um formato simples e de fácil entendimento e compreensão, onde o pequeno produtor pode cadastrar seus produtos ou culturas no mesmo, assim fazendo com que seus produtos tenham uma maior impulsão e visibilidade no mercado, melhorando assim suas vendas e consequentemente os seus lucros.

DER - DA SALA PARA A REDE (18)

Site BovCost: Este site fornece aos produtores rurais uma planilha gratuita para calcular o custo de produção de gado bovino. A planilha leva em consideração diversos fatores, como o custo da alimentação, da mão de obra, da sanidade e da infraestrutura. O objetivo do site é auxiliar os produtores rurais a tomar decisões mais acertadas sobre a gestão de seus negócios.

DER - DA SALA PARA A REDE (19)