Demonstrações técnicas da disciplina ERU 451- Extensão Rural

No dia 29/11/2019, foram apresentadas no “Vale da Agronomia”, localizado no Campus da UFV, duas demonstrações técnicas com os seguintes temas: “Túnel bBaixo” e “Utilização de Microorganismos Eficientes”.

O grupo, composto por Alex, André, Evane, Luiz Felipe e Marcela, demostrou a construção de uma estufa tipo túnel baixo. A técnica, ideal para o cultivo de hortaliças folhosas, é utilizada como sistema de proteção para as plantas contra chuvas, geadas, além de ser um aliado na redução da disseminação de pragas. Dentre as vantagens do túnel baixo está o baixo custo de produção, cada metro custa em torno de 15,00. Além isso sua contrução não é complexa e os materiais e equipamentos utilizados na contrução muitas vezes são de fácil acesso ao agricultor, sendo eles: lona, bambu, vergalhão, fita para gotejo, arame, fitilho, enxada, cavadeira, turquês e tesoura. Apesar das vantagens apresentadas pelo túnel baixo é importante citar as limitações da técnica sendo elas: o difícil manejo e o fato de ser uma estrutura frágil.

O grupo formado pelos estudantes Caroline Brito, Deivid Rodrigues, Pedro Caminha, Pedro Condé, Ranyeri Oliveira demostrou como captar microorganismos em mata virgem e utliliza-los na fertilização de solos, melhorarando o desnevolvimentos das plantas. A técnica consite colocar o arroz cozido (sem sal) em uma caixa de madeira e deixá-la na mata por um período de 15 dias. Após esse perído os microorganismos de cor clara (eficientes) encontrados no alimento são separados e utilizados na produção dos fertilizantes, a partir de sua mistura com açúcar mascavo e aǵua sem cloro, que pode ser água de mina ou água do próprio arroz. A mistura deve ser colocada em uma garrafa pet de 2 litros e o gás, gerado pela fermanteção realizada pelos microorganismos, deve ser retirado a cada 2 dias. Após um período de 15 a 20 dias, aproximadamente, não será mais produzido gás e os fertilizantes estarão prontos para o uso na plantação. Cada 1 litro da mistura (EM) deve ser dissolvida em 1000 litros de agua e já pode ser aplicado sobre a leira para compostagem.

Túnel Baixo

Grupo responsável: Alex, André, Evane, Luiz Felipe e Marcela

WhatsApp Image 2019-12-16 at 11.05.33

WhatsApp Image 2019-12-16 at 11.05.35 (2)