Demonstrações Técnicas da Disciplina Extensão Rural

Na última quarta-feira, dia 20/11, a partir das 8 horas, foram realizadas as primeiras demonstrações técnicas da disciplina ERU 451- Extensão Rural, sob coordenação da professaora Nathália Thais Cosmo da Silva. Além dos estudantes matriculados na disciplina,  estiveram presentes nas demonstrações a nutricionista e o segundo tesoureiroda da Associação de Assistência e Promoção da Pastoral da Oração de Viçosa (APOV), Graziele e Gustavo.

O primeiro grupo apresentou o tema “Gestão da horta e Pomar da Chácara Betânia”, administrada pela APOV. A proposta foi discutir as raízes dos problemas relacionados à gestão da horta, enfrentados pela associação, e suas consequencias. O grupo também apresentou uma planilha, por eles elaborada, cujo objetivo é facilitar a gestão, através do controle de entradas e saídas de caixa mensal e do um panorama anual das transações realizadas.

O segundo grupo, responsável pelo tema “Biofertilizantes”, demonstrou o passo a passo para a produção de um tipo de biofertilizantes, realizado a partir de materias simples de fácil acesso aos produtores rurais: melaço, leite, material vegetal,cinzas, esterco e água.

Gustavo, que além de membro da diretoria da APOV é voluntário nas atividades da horta, deu um retorno positivo em relação às demosntrações realizadas pelos dois grupos. Segundo ele, a planilha proposta pelo primiero grupo possibilitará a manutenção de dados atualizados, sendo muito útil no processo elaboração de projetos. Com relação à produção e utilização do biocombustível, proposta pelo grupo 2, ele disse que também irá implementar na horta da Apov, ressaltando: “Nós temos na APOV todos os materiais necessários, só faltava o saber-fazer”.

Tema 1:  Gestão da horta e Pomar da Chácara Betânia

Responáveis: Dyóge Teodoro, Gabriel de Castro, Gabriel Marciano, Naara Pinheiro e Sara Jomaa

Tema 2: Biofertilizantes

Responsáveis: Gabriel Fernandes e Rafael Pacca