Diagnóstico sobre Silagem de Milho dá início às atividades práticas da disciplina ERU 451 (Extensão Rural) no segundo semestre de 2019.

A disciplina “Extensão Rural” (ERU-451) tem como um de seus objetivos possibilitar aos estudantes a formação de competências técnicas e sociais para intervir em diversos contextos da agricultura. Uma ação importante, neste sentido, é a interação com agricultores e suas organizações, permitindo a realização participativa de diagnósticos e eventos de demonstração técnica.

Com a orientação e supervisão dos professores Nathália Thaís Cosmo da Silva, Marcelo Miná Dias e Marcelo Romarco Leles de Oliveira e apoio técnico da servidora Mariana Silva de Paiva, os estudantes, organizados em grupos de trabalho, planejam e executam atividades práticas que respondem a demandas dos próprios agricultores. O interesse pela atividade surge no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), ocasião em que os agricultores sugerem temas a serem trabalhados na prática. Na sequência, os estudantes realizam um diagnóstico dos sistemas socioprodutivos e elaboram a atividade prática.

A ação extensionista é realizada de acordo com as necessidades dos agricultores e as condições locais, executado com o uso de metodologias que permitam a interação e o diálogo entre agricultores, técnicos e estudantes. Neste semestre, as atividades de campo ocorrerão durante o mês de novembro.

A primeira visita para diagnóstico aconteceu no dia 3 de outubro na comunidade rural de Santa Teresa cuja principal atividade é a pecuária leiteira familiar. Nesta propriedade, a demanda do produtor e sua família foi a melhoria da qualidade da silagem de milho. O diálogo com o produtor permitiu um breve diagnóstico do atual processo de produção da silagem e a identificação dos pontos que podem ser modificados, visando seu aprimoramento. Esta atividade permitirá aos estudantes planejar a Demonstração Técnica, de modo a facilitar o acesso a técnicas e práticas acessível e com potencial de melhorar a qualidade da silagem produzida.

Da esquerda para direita: José Mauro (agricultor); José Geraldo (estudante); Ulli (estudante); João Paulo (estudante); Geovana (estudante).

Da esquerda para direita: José Mauro (agricultor); José Geraldo (estudante – agronomia); Ulli (estudante – zootecnia); João Paulo (estudante – agronomia); Giovana (estudante – agronomia).