Documentário “Mulheres do Quilombo” estreia em sessão do Cineclube Carcará nesta segunda-feira, 27 de novembro

O documentário “Mulheres do Quilombo” é resultado da parceria de pesquisa e extensão do Grupo Meios – Comunicação, Relações Raciais e Gênero, do DER/UFV, com a Comunidade Quilombola do Córrego do Meio, localizada no município de Paula Cândido, Minas Gerais.

Com idades entre 25 e 94 anos, as entrevistadas Gláucia, Patrícia, Laine e  Ermelinda atravessam, em suas falas, temas delicados, como relações de trabalho, responsabilidades precoces, acesso à educação formal, reconhecimento de seu território e desigualdades estruturais de gênero e étnico-racial.  Pelo caminho, abordam suas próprias trajetórias, ecos do passado e muitas lutas, antigas e atuais.

Celebrando o mês da Consciência Negra, o filme teve sua primeira exibição no dia 19 de novembro no Córrego do Meio, em um encontro entre os moradores da comunidade, as entrevistadas e a equipe do filme.

A estreia para a comunidade acadêmica acontece no dia 27 de novembro, segunda-feira, às 18h, no Prédio das Licenciaturas (PLI), em parceria com o Cineclube Carcará. A projeção será seguida de debate com a produtora, coordenadora do grupo e professora do DER, Ivonete da Silva Lopes, e a diretora e montadora do filme, Juliana Shimada Brotto. O debate conta ainda com a presença do professor do Departamento de Letras, Adélcio da Souza Cruz.

Construído no âmbito das atividades de extensão do Meios, que realiza oficinas de Literacia Digital para comunidades quilombolas e assentamentos da reforma agrária, e das investigações do grupo, que buscam entender como os marcadores raça, gênero e território se interseccionam e impactam no acesso/apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) por mulheres rurais e negras, o documentário põe em foco uma parcela da população que ainda está longe de ter representatividade na sociedade brasileira: mulheres que são lideranças quilombolas.

Essas e outras ações do Grupo Meios também estão disponíveis no Instagram.

Confira o trailer do filme.