Documentário “Mulheres do Quilombo”, produzido pelo Grupo Meios, integra a programação da Mostra Audiovisual Competitiva do Seminário Internacional “Fazendo Gênero”, promovido pela UFSC

O documentário “Mulheres do Quilombo” (62 min, 2023), produzido pelo Grupo Meios de Pesquisa, Ensino e Extensão, do Departamento de Economia Rural da UFV, foi selecionado para integrar a programação da Mostra Audiovisual Competitiva do Seminário Internacional Fazendo Gênero, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto.

A obra será exibida no dia de abertura do evento, 29 de julho, às 16h, no Auditório do Bloco E – CFH, da UFSC. A sessão é seguida de uma conversa com realizadores e uma homenagem à Adélia Sampaio, cineasta do Cinema Novo, primeira mulher negra a dirigir um longa no Brasil.

Sobre o evento:
Com sua primeira edição em 1994, o Seminário Internacional Fazendo Gênero completa 30 anos de atividades em 2024, e o encontro reúne milhares de acadêmicas, ativistas e artistas num espaço acadêmico-afetivo que mobiliza trocas de saberes diversos.

O evento é realizado pelo Instituto de Estudos de Gênero (IEG), criado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e com adesão de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país. O IEG abriga seis frentes de atuação, vários laboratórios e núcleos de pesquisa voltados para estudos de gênero, feministas, de sexualidades e diversidades, articulando redes de pesquisa e ensino em nível local, nacional e internacional.

Sobre o filme:
“Mulheres do Quilombo” reúne depoimentos de quatro mulheres da Comunidade Quilombola do Córrego do Meio, localizada em Paula Cândido, Minas Gerais. Com idades entre 24 e 94 anos, as entrevistadas Gláucia, Patrícia, Laine e Ermelinda atravessam, em suas falas, temas delicados, como relações de trabalho, responsabilidades precoces, acesso à educação formal, reconhecimento de seu território e desigualdades estruturais de gênero e étnico-raciais. Pelo caminho, abordam suas próprias trajetórias, ecos do passado e muitas lutas, antigas e atuais.

Construído no âmbito das atividades de extensão do Meios, que realiza oficinas de Literacia Digital para comunidades quilombolas e assentamentos da reforma agrária, e das investigações do grupo, que buscam entender como os marcadores raça, gênero e território se interseccionam e impactam no acesso/apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) por mulheres rurais e negras, o documentário põe em foco uma parcela da população que ainda está longe de ter representatividade na sociedade brasileira: mulheres que são lideranças quilombolas.

O longa-metragem tem argumento e produção pela coordenadora do grupo, Ivonete da Silva Lopes e a pesquisadora Isadora Moreira Ribeiro. A direção, fotografia e montagem são de Juliana Shimada Brotto.

Informações:
“Mulheres do Quilombo” também está na plataforma de streaming Bombozila e no Youtube.
Para saber mais: https://linktr.ee/grupodepesquisameios https://linktr.ee/grupodepesquisameios