Edital da Pró-reitoria de Ensino seleciona propostas de criação de novos grupos PET

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) divulgou, nesta sexta-feira (12), o Edital 13/2024/PRE que abre inscrições para a seleção de duas propostas para o Programa de Educação Tutorial (PET) de novos grupos.

O PET é desenvolvido por um grupo de, no mínimo, quatro, e, no máximo, 12 estudantes, sob a tutoria de um docente, organizados a partir de formações de nível de graduação das instituições de ensino superior do país, orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e educação tutorial. Dentre os seus objetivos, estão “contribuir para a elevação da qualidade e a formação acadêmica os estudantes” e “estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pelos direitos humanos, pela cidadania e pela função social da educação superior”.

Segundo o edital da PRE, as propostas apresentadas deverão estar vinculadas a um destes lotes: Lote I – Rede de Integridade de Informação; Lote II – Rede Encontro de Saberes; Lote III – Rede de Educação do campo, das Águas e das Florestas; Lote IV – Rede de Educação Antirracista. Elas devem estar ainda articuladas ao projeto pedagógico dos cursos e alinhadas às políticas de extensão e ações para redução de evasão e elevação do sucesso acadêmico nas formações em nível de graduação.

Todos os detalhes sobre as disposições, objetivos, condições de participação e elaboração da proposta estão disponíveis no edital, que pode ser acessado na página da PRE.

As propostas deverão ser enviadas até as 23h59 de 24 de julho para o e-mail pre@ufv.br. O resultado será divulgado no dia 29 do mesmo mês.

Divulgação institucional – UFV