Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo: Melhores trabalhos serão conhecidos dia 6/8. Pesquisadores do DER concorrem ao prêmio.

Ao todo, 477 trabalhos foram aprovados no 6ª EBPC – Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, que este ano está acontecendo conjuntamente ao 59º Congresso da SOBER. Dos Grupos de Trabalhos que discutem especificamente o cooperativismo, são 82 trabalhos aprovados, entre artigos científicos e resumos expandidos, que atendem a pelo menos um dos eixos (Identidade e Cenário Jurídico; Educação e Aprendizagem; Governança, Gestão e Inovação; Capital, Finanças e Desempenho e Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais).

Apenas um trabalho de cada categoria será premiado e, entre os finalistas, destacamos 4 trabalhos de pesquisadores relacionados ao Departamento de Economia Rural (DER) da UFV.

No eixo Identidade e Cenário Jurídico, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGER), Isabela Renó Jorge Moreira; o professor do Departamento de Economia Rural, Alair Ferreira de Freitas e a mestre em Extensão Rural pela UFV, Suany Machado da Silva, apresentam o trabalho “Trajetória organizacional de cooperativas e associações da agricultura familiar vinculadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Minas Gerais”. Ainda nesse eixo, o professor do DER, Alair Ferreira de Freitas e o professor do Departamento de Administração da UFV, Alan Ferreira de Freitas, também concorrem com o trabalho “Cooperativismo como solução ou como obrigação? Análise da constituição de cooperativas no setor mineral”.

No eixo Educação e Aprendizagem, o doutorando do PPG Extensão Rural, Almiro Alves Junior; o egresso do curso de Cooperativismo da UFV, Guilherme Braga da Matta e a mestranda do PPGER, Isabela Renó Jorge Moreira, participam com o trabalho “Representações sociais dos discentes do curso de graduação em cooperativismo da UFV sobre educação cooperativista”.

Já no eixo Capital, Finanças e Desempenho, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA) da UFV, Marcelo Henrique Shinkoda Santos e o professor do DER, Marcelo José Braga, estão concorrendo com artigo “The competition by deposits in the Brazilian financial intermediation network”.

A lista com todos os finalistas pode ser acessada neste link: https://in.coop.br/EBPC-finalistas

O resultado final será conhecido nesta sexta-feira, 06/08, às 10h, no canal do Sistema OCB no YouTube.

WhatsApp Image 2021-08-04 at 14.36.03