Equipe do Departamento de Economia Rural da UFV desenvolve projeto com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Em dezembro de 2018, a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MAPA) assinou Termo de Execução Descentralizada (TED) com a UFV para o desenvolvimento do projeto “Apoio técnico-científico para fortalecimento e consolidação das políticas públicas voltadas para Agricultura Familiar do Brasil”. O projeto, que está sendo executado por docentes, técnicos e discentes do Departamento de Economia Rural, tem o objetivo de desenvolver ações de fomento, fortalecimento e consolidação do sistema associativista e cooperativista da agricultura familiar em todos os estados do Nordeste e nas porções mineira e capixaba da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). A expectativa é contribuir para a ampliação da renda do agricultor familiar, a partir de maiores índices de produção, produtividade e sustentabilidade. Uma das etapas do trabalho contempla a realização de cursos de capacitação, que serão ministrados a lideranças e técnicos de associações e cooperativas e a agricultores familiares interessados. O projeto também prevê a montagem de um banco de dados e cadastro de agricultores familiares na sua área de abrangência territorial.

Equipe do Projeto:

Aline Xisto Rodrigues (Técnica)
Brício dos Santos Reis (Docente)
Cecilia Maria Arruda Soares Oliveira (Técnica)
Fernanda Machado Ferreira (Discente)
Isadora Moreira Ribeiro (Discente)
Janderson Damasceno dos Reis (Docente)
João Paulo Louzada Vieira (Discente)
José Ambrósio Ferreira Neto (Docente – Coordenador do Projeto)
Mateus de Carvalho Reis Neves (Docente)
Micheli Fontes Fialho (Discente)
Nathália Thais Cosmo da Silva (Docente)