Equipe do Departamento de Economia Rural desenvolve Indicadores de Conectividade Rural (ICR) na iniciativa ConectarAGRO

O Indicador de Conectividade Rural (ICR) foi desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa pela equipe composta pelos professores do Departamento de Economia Rural, Gustavo Bastos Braga e Aziz Galvão da Silva Júnior, além dos estudantes Thiago Afonso Lacerda Mota e Antônio Consentino Teixeira Oliveira, em parceria com a ConectarAGRO, associação apoiada por grandes empresas do agronegócio e da área de tecnologia, para mensurar a conectividade em áreas rurais e remotas do Brasil, visando identificar as regiões que mais precisam de investimentos em conectividade.

A iniciativa busca promover efeitos práticos na vida de agricultores brasileiros por meio de dados e fatos, possibilitando o direcionamento das ações públicas e privadas em relação a expansão da conectividade rural, gerando vários benefícios aos produtores rurais e ao agronegócio, sendo uma ferramenta voltada para impulsionar avanços estruturais e coletivos no Brasil.

Os índices de cada município do Brasil foram disponibilizados na aba de indicadores do site conectar agro juntamente do e-book que aponta toda a metodologia utilizada no estudo. Ressalta-se que somente 37% dos imóveis rurais brasileiros têm cobertura 4G e 5G em toda área de uso agropecuário e apenas apenas 19% da área disponível para uso agrícola tem cobertura 4G e 5G, com maior concentração no sul e sudeste brasileiro, deixando a média do ICR, em nível nacional, por município, em apenas 0,45.

Destaca-se que a pesquisa obteve visibilidade nacional com matérias no site do Globo Rural e da Folha de São Paulo, além de ser destacada em podcast da CBN Agro e no jornal impresso Valor.

Matérias:

Globo Rural 1