Grupo Meios, do Departamento de Economia Rural, tem artigo publicado em livro internacional.

O artigo “COVID-19 and Necropolitics: The Absence of Race and Gender Intersectional Analysis in Pandemic Data in Brazil”, resultado da parceria da coordenadora do Grupo Meios do Departamento de Economia Rural, Ivonete da Silva Lopes, e os pesquisadores Daniela de Ulysséa Leal e Paulo Victor Melo, foi publicado no dia 21 de março, integrando o livro “Black Lives Matter in Latin America: Continuities in Racism, Cross-National Resistance and Mobilization in the Americas”.

A obra, concebida por Cloves Luiz Pereira Oliveira, Gladys Lanier Mitchell-Walthour e Minion K. C Morrison, é uma publicação da Palgrave Macmillan Cham, companhia britânica de alcance acadêmico global que faz parte da Springer Nature, editora das revistas científicas mais proeminentes no âmbito da comunicação acadêmica. Reunindo autores de diversas origens atravessadas pela diáspora africana, o objetivo da obra foi investigar a representação negra e os desafios enfrentados na luta contra as ações anti-negritude da academia e da sociedade latino americana.

O capítulo produzido por nossos pesquisadores lança luz sobre a relação entre a ausência de dados sobre raça e gênero na comunicação sobre o COVID-19 e a necropolítica promovida pelo governo brasileiro à época. Revelou-se que, apesar das orientações da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), as autoridades dos estados brasileiros omitiram essas informações em seus boletins epidemiológicos, de modo que apenas 37% dos estados incluíram cor/raça nos boletins diários, e apenas 17% incluíram dados de gênero e raça.