Grupo Meios: “Mulheres do Quilombo” é tema de documentário e exposição fotográfica da Semana da Consciência Negra

O Grupo Meios – Comunicação, Relações Raciais e Gênero, lançará, na semana do dia 20 de novembro, o documentário “Mulheres do Quilombo”, que reúne depoimentos de quatro mulheres da Comunidade Quilombola do Córrego do Meio, localizada no município de Paula Cândido, Minas Gerais. Com idades entre 24 e 94 anos, as entrevistadas Gláucia, Patrícia, Laine e Ermelinda atravessam, em suas falas, temas delicados, como relações de trabalho, responsabilidades precoces, acesso à educação formal, reconhecimento de seu território e desigualdades estruturais de gênero e étnico-racial.

Pelo caminho, abordam suas próprias trajetórias, ecos do passado e muitas lutas, antigas e atuais. Resultado da parceria entre a comunidade, a coordenadora do grupo, professora do Departamento de Economia Rural, Ivonete da Silva Lopes, e as integrantes Isadora Moreira Ribeiro e Juliana Shimada Brotto, o documentário põe em foco uma parcela da população que ainda está longe de ter representatividade na sociedade brasileira: mulheres que são lideranças quilombolas.

Além do filme, o grupo preparou uma exposição fotográfica com imagens produzidas durante os trabalhos de campo desenvolvidos no âmbito do projeto, que oferece Oficinas de Literacia Digital para mulheres e jovens de comunidades quilombolas e assentamentos da Reforma Agrária da Zona da Mata de Minas Gerais. Selecionadas pelo graduando, fotógrafo e responsável pelas oficinas, João Luca Pires, as cenas contam histórias e representam momentos de troca entre o trabalho de extensão e a comunidade.

A exposição e o documentário são resultados desses encontros de pesquisa e extensão, articulando o debate em torno dos marcadores raça, gênero e território, e como eles se interseccionam e impactam no acesso e apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) por mulheres rurais e negras (quilombolas, assentadas e de favelas). De acordo com dados desse e outros estudos na área, ainda são as mulheres negras as pessoas com menos acesso a esses recursos.

As atividades de celebração da Consciência Negra, com o lançamento do filme e a abertura da exposição fotográfica, acontecem no dia 19 de novembro, às 14h, no casebre da Comunidade Quilombola Córrego do Meio. A exposição também está disponível no site do grupo.

Em colaboração inédita com o Cineclube Carcará, o Grupo Meios também estreia o filme “Mulheres do Quilombo” para a comunidade da UFV na última semana de novembro, com datas a serem divulgadas. Essas e outras ações do grupo também estão disponíveis no Instagram.

Fonte: Ivonete da Silva Lopes
E-mail: ivonetelopes@ufv.br