ITCP/UFV promove capacitação para o fortalecimento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) em Viçosa.

Teve início nesta segunda-feira (07/10) o projeto de capacitação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), conduzido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UFV). O objetivo da ação é fortalecer a atuação de conselheiros e conselheiras pela melhor compreensão do papel do Conselho na gestão social do desenvolvimento rural no município. O CMDRS foi instituído em 2004 e é uma importante instância de controle e gestão social das políticas públicas afetam a vida e a produção da população rural viçosense. Neste Conselho estão representadas 33 comunidades rurais, diversas instâncias do poder público municipal, organizações não governamentais com atuação no rural, instituições de pesquisa agropecuária e a UFV.

A capacitação é realizada por meio de dinâmicas participativas que buscam fomentar a reflexão sobre o potencial e os desafios do CMDRS em uma conjuntura de desmonte das políticas públicas para a agricultura familiar e de limitações à atuação do poder público diante das limitações orçamentárias que atingem os programas sociais. Nas reuniões ordinárias do Conselho, que ocorrem na primeira segunda-feira do mês, trinta minutos são dedicados à discussão e debate de temas e ao planejamento de ações para enfrentar as limitações de atuação identificadas. Estão previstas doze atividades, dentre elas um seminário municipal, patrocinado pela Emater-MG, que reunirá agricultores e profissionais da região em torno do tema “juventude rural e participação política”. O projeto é coordenado pelo Professor Marcelo Miná Dias com participação da servidora Mariana Silva de Paiva e estudantes-formadores voluntários da ITCP/UFV.

20191007_132225 (1)