Nota de Falecimento – Mauro de Rezende Lopes

O Departamento de Economia Rural recebeu com pesar a notícia do falecimento, no dia 18 de junho de 2019, do ex-aluno Mauro de Rezende Lopes, onde se tornou mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa no ano de 1971.

Mauro era membro do Conselho Consultivo da Fundação Getúlio Vargas – RJ e atuou como pesquisador do Centro de Economia Agrícola da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), onde desenvolveu diversos estudos e trabalhos sobre o setor agropecuário brasileiro. Foi também diretor da Companhia de Financiamento da Produção (CFP) e, em outubro de 2000, junto com Ignez Lopes, venceu o concurso do Banco Mundial de Ideias Inovadoras para Mitigar a Pobreza no Campo. Em outubro de 2015, recebeu prêmio da FAO por contribuições à Revolução Verde no Brasil. Foi membro Permanente da equipe negociadora do Brasil na Organização Mundial de Comércio (OMC), na Rodada do Uruguai e nas negociações agrícolas junto à missão brasileira na OMC. Trabalhou como consultor na área de política agrícola em países como Argentina, Paraguai, Moçambique, Peru, Panamá, Equador, Costa Rica, Honduras e Colômbia. Mauro também participou da edição de livros do IBRE, entre os quais, “Anatomia da Produtividade no Brasil” e “Ensaios IBRE de Economia Brasileira – II”.

Mauro de Rezende Lopes

Mauro de Rezende Lopes em evento de despedida do IBRE no ano de 2017.