Pesquisadora do Grupo Meios publica editorial em revista científica internacional

A pesquisadora Daniela de Ulysséa Leal, integrante do Grupo Meios – Comunicação, Relações Raciais e Gênero, ligado ao Departamento de Economia Rural, publicou no dia 9 de outubro seu terceiro editorial na Medwin Publishers, revista com sede nos EUA e alcance internacional. A publicação, construída pelo sistema de revisão por pares e aberta ao público, disponibiliza à comunidade global os avanços da pesquisa científica realizada ao redor do mundo.

Integrando o Journal of Quality in Health Care & Economics, o texto de Daniela aborda o direito à saúde e ao saneamento básico como instrumento de cidadania e prática social, em diálogo com fatores étnico-raciais e territoriais. Neste contexto, a autora aponta a desigualdade de acesso em áreas rurais, com ênfase nas condições de moradia da população negra. Segundo ela, com base em pesquisa da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 45,3% da população negra vive sem ao menos um serviço sanitário básico, comparado a 27,9% da população branca.

O editorial é mais um fruto do trabalho de doutorado de Daniela, que faz parte do projeto “Mulheres rurais e recursos infocomunicacionais: da desigualdade de acesso às estratégias de busca de conhecimento sobre saúde”, desenvolvido pelo Grupo Meios sob coordenação da professora Ivonete da Silva Lopes, do DER – UFV, com apoio da Fapemig e do CNPq.

Para ler o artigo inteiro e conhecer mais sobre as pesquisas do grupo, acesse o site e as redes sociais: https://linktr.ee/grupodepesquisameios

DER - INFORMA - 2023-10-16T092223.176