Professor aposentado do DER é agraciado com o título de Soberiano Legendário durante o 63º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER)

O Professor João Eustáquio de Lima, aposentado do Departamento de Economia Rural, foi agraciado com o título de Soberiano Legendário durante o 63º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), em Piracicaba-SP. Os Membros Legendários da SOBER são reconhecidos por sua relevante contribuição aos temas de interesse da Sociedade, notadamente pela atuação em prol da agropecuária, além da participação ativa na formulação de políticas para o setor e atuação em insituições reconhecidamente ligadas ao meio rural brasileiro.

João Eustáquio de Lima agora fará parte da Turma de 2023 dos Legendários da SOBER, junto com o Professor Walter Belik (UNICAMP) e o Professor Yony Sampaio (PIMES/UFPE). O Professor João Eustáquio se junta aos já Soberianos oriundos da UFV Eliseu Alves, George Edward Schuh, Hélio Tolini e Erly Teixeira (https://sober.org.br/membros-legendarios/).

DER - PRÊMIOS (7)
DER - PRÊMIOS (8)

Carreira:

O professor JOÃO EUSTÁQUIO DE LIMA é engenheiro-agrônomo pela UFV (1969), tem Mestrado em Economia Rural também pela UFV (1971), Doutorado pela Michigan State University, USA (1977) e Pós-doutorado pela Universidade da Flórida, USA (1996). Em janeiro de 1974, foi incorporado ao quadro de pesquisadores da EMBRAPA. Em 1982 ingressou no corpo docente da UFV como professor visitante, cedido pela EMBRAPA, onde iniciou sua carreira acadêmica com atuação em pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação. Em 1994 passou a professor Titular. Trouxe contribuições relevantes para a análise econômica de diversos temas, com destaque para custos de produção, substituição de fatores na agricultura, demanda de energia e substituição entre fontes energéticas, valoração econômica de ativos ambientais, avaliação de políticas públicas, investimento em educação, emprego, salários e inserção no mercado de trabalho. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq por vários anos. De 2006 a 2009, o professor João Eustáquio foi membro da Câmara de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes, da FAPEMIG, tendo sido Coordenador no período de 2008 a 2009. Atuou, por longo período, como membro do Comitê Interdisciplinar da CAPES, onde realizou atividades de avaliação de programas de pós-graduação, julgamento de solicitações de bolsas e auxílios e visitas a instituições para verificar as condições de implantação e de funcionamento de programas de pós-graduação. Orientou dissertação vencedora do Prêmio Schuh, de duas teses vencedoras e uma menção honrosa do Prêmio Edson Potsch, coorientou uma tese vencedora do mesmo prêmio, foi coautor de dois artigos vencedores do Prêmio Ruy Miller Paiva. Em 2016, por ocasião das comemorações dos 55 anos do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, foi homenageado por sua atuação no Programa sendo, também, agraciado com a Medalha Bello Lisboa pelos relevantes serviços prestados à UFV. Teve colaboração efetiva na SOBER com participações em Congressos, avaliação de trabalhos e bancas de prêmios e publicações na revista. Após sua aposentadoria, em abril de 2018, continuou como professor voluntário da UFV e como bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq por mais algum tempo colaborando em atividades de orientação, coorientação e consultoria ad hoc.