Professor do Departamento de Economia Rural assume Diretoria Regional da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).

O Professor Mateus de Carvalho Reis Neves, Coordenador do Curso de Bacharelado em Cooperativismo do Departamento de Economia Rural da UFV, assumiu a Diretoria Regional Sudeste durante a realização do 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).

O Congresso da SOBER é um dos mais antigos e importantes a versar sobre a temática rural no Brasil. Neste ano, o evento ocorreu entre os dias 21 e 25 de julho na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus-BA.

A SOBER é uma sociedade civil sem fins lucrativos, cuja data de fundação remete a 19 de Fevereiro de 1959. Nesses 60 anos de existência, a trajetória da SOBER foi marcada pela intensa e contínua discussão da produção intelectual de seus associados e pelas contribuições às políticas públicas para agricultura. Uma consulta aos Anais dos congressos da SOBER e aos números da Revista de Economia e Sociologia Rural (conceito A3 no Qualis Capes) revela como a mesma debateu e contribuiu para a resolução dos problemas da agricultura, do agronegócio e das relações sociais no meio rural do Brasil nas últimas décadas.

A Diretoria para o biênio (Julho de 2019 – Julho de 2021) é composta pelos seguintes membros:
Pery Francisco Assis Shikida (UNIOESTE) – Presidente
Otávio Valentim Balsadi (EMBRAPA) – Diretor Secretário
Alcido Elenor Wander (EMBRAPA) – Coord. Científico
Catia Grisa – (UFRGS) – Vice-Presidente – Sul
Dalva Maria da Mota (EMPRAPA) – Vice-Presidente – Norte
Eliane Pinheiro de Sousa(URCA) – Vice-Presidente – Nordeste
Erlaine Binotto (UFGD) – Vice-Presidente – Centro-Oeste
Carlos Eduardo de Freitas Vian (Esalq/USP) – Vice-Presidente- Sudeste

Diretoria Regional – Norte
Maria Lúcia Bahia Lopes (UNAMA/Banco da Amazônia)
Waldecy Rodrigues (UFT)

Diretoria Regional – Nordeste
Joacir Rufino de Aquino (UERN)
Valdner Daízio Ramos Clementino (UNIVASF)

Diretoria Regional – Centro-Oeste
Mayra Batista Bitencourt Fagundes (UFMS)
Gabriel da Silva Medina (UFG)

Diretoria Regional – Sudeste
Regina Aparecida Leite de Camargo (UNESP/Jaboticabal)
Mateus de Carvalho Reis Neves (UFV)

Diretoria Regional – Sul
Janaína Balk Brandão (UFSM)
Dimas Soares Junior (IAPAR)
Miguel Ângelo Perondi (UTFPR/PR) – Editor da Revista de Economia e Sociologia Rural

Da esquerda para direita: Alcido Wander, Joacir Aquino, Regina Camargo, Maria Lúcia Lopes, Carlos Vian, Dalva Mota, Mayra Fagundes, Pery Shikida, Eliane Pinheiro, Erlaine Binotto, Otávio Balsadi, Janaína Brandão, Dimas Soares Jr., Cátia Grisa, Mateus Neves e Miguel Perondi.