Professor do Departamento de Economia Rural participa da Semana da Agricultura Familiar com palestra de lançamento da cartilha “Um novo retrato da Agricultura Familiar de Minas Gerais”.

O evento, promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Emater-MG, será transmitido na quinta-feira (22/07) às 16h, e na sexta-feira (23/07) às 9h30, com transmissão pelo canal do Youtube: Emater-MG.

Em sua palestra, no dia 23/07, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Departamento de Economia Rural (DER), Marcelo José Braga, apresentará a cartilha “Um novo retrato da Agricultura Familiar de Minas Gerais”, elaborada pela equipe do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFV, a partir dos dados do Censo Agropecuário de 2017.

“Os resultados mostram que, em Minas Gerais, 72,7% dos estabelecimentos rurais são de agricultores familiares. Além disso, Minas é o estado da região Sudeste com o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar e o segundo maior do Brasil. Os estabelecimentos estão concentrados nas mesorregiões: Sul/Sudoeste de Minas (18,4%), Norte de Minas (17,4%) e Zona da Mata (15,5%)”, explica o Professor Marcelo José Braga.

A cartilha detalha ainda outras informações como o gênero; faixa etária; nível de instrução do responsável pelo estabelecimento; número de pessoas ocupadas na agricultura familiar; uso de tecnologias; valor da produção das principais culturas, dentre outras; além de uma análise comparativa com os dados do Censo Agropecuário de 2006.

O evento contará ainda com a participação da Vice-Reitora da Universidade Federal de Viçosa, Rejane Nascentes.

WhatsApp Image 2021-07-21 at 10.27.59