Professor do Departamento de Economia Rural participa do Seminário Nacional de Tecnologias Sociais, organizado pelo CNPq, MCTI e Ministério da Cidadania, em Brasília.

Professor do Departamento de Economia Rural, Alair Ferreira de Freitas, participa de Seminário Nacional de Tecnologias Sociais, ocorrido nos dias 18 e 19/11 em Brasília, organizado pelo CNPq, MCTI e Ministério da Cidadania. O evento é organizado a partir do edital financiado por estas instituições para tecnologias sociais no Brasil. Foram mais de 600 projetos submetidos e 62 aprovados, sendo apenas 2 do estado de Minas Gerais, e 1 destes do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV), que será coordenado pelo Professor Alair com o seguinte tema “CADERNETAS AGROECOLÓGICAS: CONSTRUINDO A AUTONOMIA ECONÔMICA DAS AGRICULTORAS AGROECOLÓGICAS”, sendo o objetivo do projeto a implementação da Caderneta Agroecológica junto às mulheres agricultoras rurais e urbanas, promovendo seu empoderamento e autonomia econômica por meio do monitoramento, qualificação e diversificação da produção agroecológica e pela organização econômica no município de Viçosa/MG e entorno.

No Seminário Nacional o Professor Alair apresentou o projeto em execução, os resultados até o momento e perspetivas, bem como as reflexões que a partir do projeto estão sendo feitas, na interação universidade sociedade e ensino-pesquisa-extensão.

Em sua rede social, o Professor relatou – No Seminário Nacional falamos sobre a invisibilidade da vida econômica das mulheres na Agricultura Familiar; como, historicamente, foi “reservada” a elas, em geral, a esfera doméstica, com uma importância econômica marginal e acessória (ao homem, o “provedor”). Mas ouviram também que, ao romper com essa construção histórica, cultural e intelectual injusta e desigual, revelando a densa vida econômica das mulheres, em suas múltiplas atividades de cuidado, trabalho e produção, são elas que alimentam boa parte das brasileiras e brasileiros e sustentam muitas famílias rurais. A Caderneta Agroecológica é um importante instrumento para desvelar a economia substantiva das mulheres!

Confira matérias relacionadas à publicação:
Caderneta CTA/ZM: Caderneta.