Professor do Departamento de Economia Rural participará do Encontro Pedagógico das EFAs da Bacia do Rio Doce (MG).

O encontro nacional debaterá a formação profissional de jovens camponeses, com a participação de estudantes, monitores e pesquisadores de todo o país, onde irão refletir sobre o projeto educativo das escolas famílias agrícolas em seminário on-line.

O encontro Pedagógico das EFAs da Bacia do Rio Doce (MG) será realizado nos dias 31 de agosto e 2 de setembro, das 18h às 20h, com o tema “Projeto Profissional dos Jovens (PPJ) em diferentes regiões do Brasil – desafios e perspectivas”.

Aberto ao público, o seminário on-line contará com discussões sobre a implementação do Projeto Profissional do Jovem no período da pandemia, sendo este um instrumento metodológico que une saberes práticos e o conhecimento teórico, estudo e trabalho, a fim de criar respostas sustentáveis para os desafios das famílias e comunidades rurais. Jovens que já concluíram seus projetos em diferentes partes do país compartilharão suas experiências, relatando desafios vivenciados e inovações construídas.

O professor da UFV e coordenador do Proater/UFV, Alair Ferreira de Freitas, avalia que o seminário contribuirá para dar visibilidade às EFAs e seu papel educativo, especialmente na formação de jovens do campo, e seu enraizamento territorial, como agentes de transformação comunitária: “A ênfase nos PPJs é estratégica, para revelar como esse instrumento pedagógico é potente no processo de aprendizagem e na construção de perspectivas para os educandos e educandas”, afirma.

Para o diretor da EFA Paulo Freire em Acaiaca (MG), Gilmar Oliveira, o encontro permitirá perceber a diversidade de projetos, olhares e iniciativas que têm sido desenvolvidas na interação entre estudantes, educadores, famílias, órgãos de extensão rural, movimentos e organizações sociais em todo o Brasil. Também será um momento para “tornar mais públicas e conhecidas as propostas das juventudes das EFAs da nossa região, que poderão ter impacto positivo na revitalização da bacia hidrográfica do Rio Doce”, destaca.

Os interessados podem acompanhar os seminários pelo canal da EFA Paulo Freire no YouTube, ou no Facebook da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil e demais páginas parceiras. Haverá emissão de certificado de participação.

O evento é uma realização da Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (AMEFA), em parceria com: o PROATER/UFV – Programa de Articulação e Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável de Municípios da Bacia do Rio Doce em Minas Gerais; o IBELGA – Instituto Bélgica – Nova Friburgo; a AGEFA – Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas, o MEPES – Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo; a AECOFABA – Associação Escolas Comunidades Família Agrícola; a FAE/UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais; a UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto; e a UFV – Universidade Federal de Viçosa.

Acompanhe pelos canais:
Youtube: EFA Paulo Freire