Professor do Departamento de Economia Rural tem projeto aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – UNIVERSAL.

O professor do Departamento de Economia Rural – DER, Marcelo Dias Paes Ferreira, coordenará o projeto “Análise da Produtividade na Agricultura: Meio Ambiente, Tecnologias e Políticas Públicas”, contemplado na Chamada Universal nº 18/2021 – CNPq/MCTI/FNDCT. Com o desenvolvimento dessa pesquisa, pretende-se entender a evolução da produtividade da agricultura brasileira a partir da década de 1990. Do ponto de vista ambiental, propõe-se: comparar a agricultura brasileira com outros países com relação à eficiência ambiental relacionada as emissões de gases do efeito estufa; e verificar se a adoção de sistemas de produção sustentáveis eleva a eficiência técnica. Da perspectiva fundiária, o objetivo é avaliar se a melhor distribuição de terras elevaria a produtividade total dos fatores. Por fim, avaliar sistemas de produção mais modernos na pecuária leiteira em Minas Gerais.

Além do professor Marcelo, compõe a equipe do projeto juntamente a pesquisadores de outras instituições, o professor Mateus Neves do DER. O projeto conta com as seguintes instituições colaboradoras: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Florida Agricultural and Mechanical University, Universidade de Brasília, EMBRAPA, Universidade Federal de Pernambuco, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Universidade Federal de Mato Grosso, University of Connecticut, Universidade Federal de Goiás, Centro Universitário Alves Faria, Faculdade de Viçosa e Universidade do Estado de Mato Grosso.

O resultado preliminar foi divulgado no dia 06/12 e a Universidade Federal de Viçosa teve 17 projetos aprovados. O objetivo da chamada é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

DER - PROJETOS