Informativo
Professora do Departamento de Economia Rural apresenta dados preliminares de pesquisa na Universidade de Santiago de Compostela (USC)
Em 20 de fevereiro de 2025, a professora Nathália Cosmo (Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa e líder do Grupo de Pesquisa ResiliAgri) apresentou os dados preliminares da pesquisa Inovações Sociais para o Desenvolvimento Rural e a Construção de Contextos Orientados à Sustentabilidade: Experiências no Semiárido (Brasil) e na Galícia (Espanha). A apresentação foi realizada para os grupos de pesquisa LaboraTe e o Grupo de Economía Agroalimentaria y Medioambiental, Desenvolvemento Rural e Economía Social (ECOAGRASOC), além de alunos da Escola Politécnica da Universidade de Santiago de Compostela (USC).
O estudo está vinculado ao projeto de tese Gabriel Campelo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFV, e a orientação de Nathália Cosmo, com a coorientação das professoras Ana García e Mar Pérez Fra, da Universidade de Santiago de Compostela. A pesquisa busca analisar e comparar inovações sociais no desenvolvimento rural nos contextos do semiárido brasileiro e da Galícia, com ênfase em práticas sustentáveis.
A pesquisa também beneficia do intercâmbio acadêmico, com Gabriel Campelo tendo realizado seu doutorado sanduíche na USC durante o ano de 2024, com apoio da CAPES. Agora, Nathália Cosmo segue com a continuidade do projeto, apoiada pela Acebra (Associação de Investigadores Españoles en Brasil). O evento representou uma oportunidade valiosa para o confronto e o aprofundamento dos dados preliminares já obtidos, promovendo o intercâmbio de informações entre pesquisadores brasileiros e galegos.
Esse intercâmbio de saberes contribui não apenas para o avanço do conhecimento sobre desenvolvimento rural e sustentabilidade, mas também reforça as parcerias internacionais que enriquecem a formação acadêmica e científica em ambas as regiões.