Professora do Departamento de Economia Rural coordena projeto contemplado no edital nº 007/2021 – Redes de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico com Foco em Demandas Estratégicas.

Título: Agricultura familiar, inclusão produtiva e acesso a mercados no semiárido mineiro.

Resumo da Proposta: No presente século, as tendências principais da economia agropecuária brasileira vêm consolidando o notável crescimento da produção, da produtividade, além da contínua inserção global nas cadeias de valor, mas, simultaneamente, aprofunda-se a desigualdade social e a concentração da riqueza em quase todos os ramos produtivos. Ante tal contexto, o projeto pretende organizar uma rede de pesquisa destinada a analisar a “agricultura do semiárido mineiro”, com ênfase na situação atual dos agricultores familiares e suas possibilidades de maior inclusão produtiva e mercantil, ampliando a renda das famílias e seu bem-estar. A metodologia prevê um esforço cooperativo de diversas instituições que seja multidimensional e multidisciplinar, viabilizando o diálogo científico entre pesquisadores e técnicos com diversas experiências de trabalho acadêmico e profissional. A rede irá condensar as habilidades analíticas e intensificar a interlocução entre os diversos participantes, com o objetivo primordial de interpretar os processos sociais e econômicos que determinam a situação dos agricultores familiares, considerando as variáveis estruturais, mas, igualmente, a análise de processos situados no âmbito decisório das famílias. A proposta segue uma lógica histórico-dedutiva. Pretende-se oferecer uma interpretação sobre o desenvolvimento da economia agropecuária na região, a qual ilumine os principais desafios à resiliência social da agricultura familiar do semiárido mineiro. Desta forma, a pesquisa irá desenvolver estudos regionais gerais, mas, igualmente, levantará dados primários em dez municípios da região, selecionados por sua representatividade, coletando evidências quantitativas e qualitativas sobre os estabelecimentos rurais. Entre vários resultados, como a constituição de uma rede de pesquisa colaborativa que possa se tornar duradoura, ou a elaboração de dissertações e teses, pretende-se também publicar três livros e um relatório-síntese final.

MEMBROS DA EQUIPE

UFV