Professora do Departamento de Economia Rural participa de projeto de cooperação entre Universidade de Girona (UdG), na Catalunya, e Universidade Federal de Viçosa (UFV), intitulado “Hacia una cultura de observación al cambio climatico. Capacitar comunidades rurales para proponer solucines en la Amazonia brasileña”.

A professora Nathália Thaís Cosmo da Silva (DER-UFV) está participando (23/05-30/05) das atividades do projeto de cooperação desenvolvido pela Universidade de Girona (UdG) na Catalunya intitulado “Hacia una cultura de observación al cambio climatico. Capacitar comunidades rurales para proponer solucines en la Amazonia brasileña”. Esteve desenvolvendo ações de planejamento e divulgação do Projeto com a Coordenadora do mesmo e Professora da UdG Amanda Braga de Melo Fadigas.  Um dos objetivos é  favorecer a colaboração entre as instituições envolvidas (UDG-UFV) para avançar no âmbito sociotecnológico das questões envolvendo as mudanças climáticas.  Além disso, houve um momento dedicado à capacitação técnica com a ferramenta digital (EDUSAT) utilizada pelo projeto e desenvolvida pelos profissionais da Universidade de Girona. A equipe técnica é composta por Amanda Braga de Melo Fadigas (Coordenadora do Projeto), Carla García Lozano (Departamento de Ciências Ambientais – UdG e responsável no projeto pela formação e utilização ferramenta digital), Enrica Garau  (Departamento de Geografia da UdG) e Nathália Thaís Cosmo da Silva (Coordenadora da Equipe do Brasil – UFV).  O principal resultado obtido nestes dias foi plano de trabalho das atividades a serem realizadas na Amazônia brasileira em agosto deste ano, bem como o desenvolvimento do livreto de observação das mudanças climáticas. Pretende-se que as ferramentas digitais somadas às práticas participativas possam beneficiar as comunidades rurais e tradicionais não só na ação planejada para agosto deste ano em Rondônia, mas que o desenho do plano de ação e das ferramentas possa ser utilizado em projetos futuros.

DER - PROJETOS (5)

DER - PROJETOS (6)