Professores do DER participam de evento da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais sobre a cadeia produtiva do café

Na quarta-feira, dia 10/09, os professores do Departamento de Economia Rural, Altair Dias de Moura, Carlos Antônio Moreira Leite, Gustavo Bastos Braga, Janderson Damaceno dos Reis e Viviani Silva Lírio participaram do evento promovido pela Secretaria de Agricultura de Minas Gerais para tratar da cadeia produtiva do café.

O evento reuniu produtores e representantes de todos os segmentos da cafeicultura mineira, sendo apresentados os principais gargalos identificados em pesquisa realizada pela @ufvbroficial, em parceria com a Secretaria de Agricultura.

Além da questão da disponibilidade e da qualidade da mão de obra, foram identificados como desafios: certificação e indicação geográfica, qualidade do grão, produtividade e inovação tecnológica e políticas públicas.

Após reuniões com os grupos de trabalhos, foram apresentadas alternativas para melhorar a competitividade da cafeicultura mineira, entre elas a melhoria e treinamento da gestão das propriedades rurais, desenvolvimento de tecnologias para redução da pressão de demanda da mão de obra, fortalecimento do Fundo Estadual do Café (Fecafé) e estímulo às políticas de crédito com juros acessíveis aos produtores.

DER - INFORMA - 2023-09-21T164008.791

DER - INFORMA - 2023-09-21T164029.232