Projeto coordenado por egresso do PPG Economia Aplicada com participação de professor do Departamento de Economia Rural é contemplado em edital da FAPEMAT.

O professor Lindomar Pegorini Daniel, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus de Sinop, egresso do Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada – PPGEA do Departamento de Economia Rural (DER), coordenará o projeto “Eficiência Técnica e Uso da Terra: Fatores Estruturais e Heterogeneidade Tecnológica na Amazônia Legal”, contemplado no Edital nº 008/2022 – Pesquisas com Nível Médio de Maturidade nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Arte, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT). A equipe do projeto conta ainda com o professor Marcelo Dias Paes Ferreira (DER/UFV) e o professor Felipe Ferraz Vazquez, também da UNEMAT.

O intuito do projeto é avaliar a eficiência do uso da terra agrícola nos municípios da Amazônia Legal em 2006 e 2017 por meio de técnicas de fronteira estocástica. Os resultados permitirão identificar o possível papel de políticas públicas sobre o melhor uso da terra nos Municípios da Amazônia Legal.

A aprovação deste projeto evidencia o papel do PPG Economia Aplicada, do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal  de Viçosa, na formação de mão de obra para atuar em diferentes regiões do Brasil, além de salientar a capacidade do corpo docente do DER em integrar equipes com pesquisadores de diversas instituições.

DER - PROJETOS (12)