Projeto coordenado por Professora do Departamento de Economia Rural é aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021.

O projeto intitulado “Sistemas Agroalimentares Comunitários (SAC) e estratégias de superação dos impactos da pandemia de Sars-Cov-2 em comunidades tradicionais”, coordenado pela Professora do Departamento de Economia Rural, Bianca Aparecida Lima Costa, foi submetido à Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 na categoria “Faixa A – Grupos Emergentes”.
A proposta aborda os sistemas alimentares comunitários (SAC) como alternativa ao problema da fome e pobreza em comunidades tradicionais, que vem empreendendo esforços para reagir à vulnerabilidade econômica, agravada pela pandemia Sars-Cov-2. Os SAC são arranjos produtivos e econômicos que agregam sujeitos sociais em torno de objetivos comuns para lidar com recursos escassos e empreender estratégias de soberania alimentar conjugadas com relações mercantis locais ou regionais para geração de renda. O estudo destes arranjos pode revelar inovações agroambientais e socioeconômicas, desvelando experiências comunitárias de transição a formas sustentáveis e localmente enraizadas para relacionar produção, circulação de alimentos, comercialização, consumo e convívio não predatório com o patrimônio ambiental dos ecossistemas.

Equipe:
Bianca Aparecida Lima Costa (Coordenadora do Projeto) – Universidade Federal de Viçosa / Departamento de Economia Rural
Marcelo Miná Dias – Universidade Federal de Viçosa / Departamento de Economia Rural
Marcio Gomes da Silva Universidade Federal de Viçosa / Departamento de Educação
Mariana Costa Carvalho Universidade Federal de Viçosa / Departamento de Economia Doméstica
Mariana Silva de Paiva Universidade Federal de Viçosa / Departamento de Economia Rural

DER - INFORMA (58)