Projeto “Rumo a uma cultura de observação às mudanças climáticas”, coordenado por professora do Departamento de Economia Rural, inicia suas atividades de cooperação em conjunto com a Universidade de Girona (UdG) e Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

As ações do projeto de cooperação internacional “Rumo a uma cultura de observação às mudanças climáticas” se iniciaram no dia 16/08/2022 no campus do Instituto Federal de Rondônia, campus Cacoal. Este projeto tem como objetivo central favorecer a colaboração entre as instituições envolvidas (UDG-UFV-IFRO) para avançar no âmbito sociotecnológico das questões envolvendo as mudanças climáticas.

O projeto é liderado  pela Professora da Amanda Braga de Melo Fadigas (Departamento de Geografia da UDG, de onde vem o financiamento das ações) e pela professora Nathália Thaís Cosmo da Silva (UFV, responsável pela equipe do Brasil) com realização no IFRO, cujo apoio e execução estão nomeadamente representados por Davys Negreiros, diretor do campus de Cacoal.

As ações do projeto, de 16/08/2022 a 19/09/2022 envolvem o uso de duas ferramentas com 50 alunos do Instituto Federal de Rondônia, campus Cacoal: 1) uma ferramenta digital EDUSAT de Sensoriamento remoto utilizada pelo projeto e desenvolvida pelos profissionais da Universidade de Girona, com destaque a  Carla García Lozano (Departamento de Ciências Ambientais – UdG; 2) Livreto de mudanças climáticas desenvolvido pela equipe do projeto.  Além disso, estão previstas visitas técnicas para melhor entendimento da realidade desta porção da Amazônia pela equipe que veio da Espanha. Pretende-se que as ferramentas digitais somadas às práticas participativas possam beneficiar as comunidades rurais e tradicionais não só nas ações que ocorrem em agosto deste ano em Rondônia, mas que o desenho do plano de ação e das ferramentas possa ser utilizado em projetos futuros.

DER - PROJETOS (14)

DER - PROJETOS (15)