Projetos coordenados por professores do Departamento de Economia Rural são contemplados na Chamada Universal nº 40/2022 – CNPq/MCTI/FNDCT

Os projetos “Dos quilombos às favelas: mulheres negras, interseccionalidade e acesso às tecnologias da informação e comunicação” e Cooperativismo de crédito no Brasil: eficiência comparada e impactos no agronegócio”, respectivamente coordenados por Ivonete da Silva Lopes e Marcelo Dias Paes Ferreira, professores do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa, foram contemplados na Chamada Universal nº 40/2022 – CNPq/MCTI/FNDCT.

Ambos os projetos foram submetidos para trabalho no formato “em rede”, onde a condição fundamental era a de haver pelo menos três pesquisadores doutores trabalhando em conjunto no projeto. É válido destacar que os projetos submetidos em rede poderiam pleitear a captação do montante de R$500.000,00 para o desenvolvimento das atividades.

O projeto “Dos quilombos às favelas: mulheres negras, interseccionalidade e acesso às tecnologias da informação e comunicação” coordenado pela Profª Ivonete, foi submetido na linha de pesquisa 3B, que trata das políticas públicas para o desenvolvimento humano e social. Sua equipe foi composta por 6 pesquisadoras, com destaque para o trabalho em rede com pesquisadoras do cenário internacional e nacional. Em resumo, o projeto tem como objetivo geral analisar o acesso, uso e apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) por lideranças femininas quilombolas do estado de Minas Gerais e de favelas do estado do Rio de Janeiro.

O projeto “Cooperativismo de crédito no Brasil: eficiência comparada e impactos no agronegócio”, coordenado pelo Prof. Marcelo, foi submetido na linha de pesquisa 4B, que trata das políticas públicas para a inovação e para o desenvolvimento econômico sustentável. Sua equipe foi composta por 10 pesquisadores e, novamente, houve destaque para o trabalho em rede com pesquisadoras do cenário internacional e nacional. Em resumo, o projeto pretende analisar o papel do cooperativismo de crédito na economia brasileira buscando o entendimento sobre sua capacidade de reduzir desperdícios e distorções no mercado brasileiro de crédito e, ao mesmo tempo, promover o crescimento e desenvolvimento econômicos.

O edital e os resultados podem ser observados no link: CHAMADA CNPQ/MCTI/FNDCT Nº 40/2022 – PRÓ-HUMANIDADES – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EM HUMANIDADES

DER - PROJETOS (31)

DER - PROJETOS (30)