Projetos do Departamento de Economia Rural são contemplados no Edital 01/2024 do PIBEX/UFV

O Departamento de Economia Rural teve destaque no edital 01/2024 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão Universitária (PIBEX/UFV), tendo 3 projetos contemplados nessa iniciativa.

De maneira geral, considerando todas as submissões ao PIBEX 2024, 146 projetos foram enviados, e os projetos “Conectando circuitos: articulação e fortalecimento de feiras de economia solidária e agricultura familiar da microrregião de Viçosa/MG”; “Implantação do Laboratório de Gestão na Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa/UFV” e; “Ações extensionistas para o fortalecimento das atividades da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Paula Cândido-MG” obtiveram, respectivamente, a classificação de 3º, 6º e 7º.

O primeiro projeto, coordenado pela professora do Departamento de Economia Rural, Bianca A. Lima Costa, tem como objetivo promover a articulação de feiras de economia solidária e agricultura familiar da microrregião de Viçosa por meio de ações de intercâmbio, divulgação e organização coletiva. Essa iniciativa será desenvolvida com o bolsista Diego Tsuyoshi Vitoriano, estudante do curso de Cooperativismo.

O segundo projeto, coordenado pelo professor do Departamento de Economia Rural, Pablo Murta Baião Albino, tem como objetivo estabelecer um processo de maior proximidade entre a UFV e a Associação (ACAMARE) com a instalação de um “Laboratório de Gestão”, que irá contribuir para organização interna dos trabalhadores e trabalhadoras, assim como contribuirá para mensurar capacidade, processos produtivos e formas de melhoramento da utilização e gestão do espaço, ao mesmo tempo que aproxima os(a) trabalhadores da associação e os estudantes das rotinas administrativas da associação. Essa iniciativa será desenvolvida com o bolsista Leonardo Dias dos Santos, estudante do curso de Cooperativismo.

O terceiro projeto, coordenado pela Técnica Administrativa do Departamento de Economia Rural, ocupante do cargo de Engenheira Agrônoma, Mariana Silva de Paiva, tem como objetivo assessorar o grupo de agricultores(as) e artesãs ligado à Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Paula Cândido em sua organização coletiva e no atendimento a diversas finalidades ligadas ao seu fortalecimento, considerando a feira como um empreendimento econômico solidário que gera emprego, renda, inclusão social e produtiva no município. Essa iniciativa será desenvolvida com o bolsista Lucas de Souza Queiroz, estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Confira o resultado do PIBEX 2024.