Informativo
Projetos do Departamento de Economia Rural são contemplados no Edital 2024-2025 do PIBIC/CNPq
O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) é um programa que tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar novos talentos, entre estudantes de graduação, da Universidade Federal de Viçosa, a partir da ampliação de seu acesso à cultura científica.
Dessa maneira o programa visa ainda contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; estimular uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação; qualificar alunos para os programas de pós-graduação e reduzir o tempo médio de sua permanência nos mesmos; estimular pesquisadores a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o pensar cientificamente e a criatividade, que são decorrentes da confrontação com os problemas de pesquisa.
No Departamento de Economia Rural 5 projetos foram contemplados, sendo eles:
Título: O DEBATE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO ENSINO DE ECONOMIA PARA ESTUDANTES DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Coordenador: Dênis Antônio da Cunha
Bolsista: André Fellipe Silva da Silveira – Zootecnia
Resumo: O projeto tem como principal objetivo analisar se a discussão sobre mudança climática está presente, e como é desenvolvida, em disciplinas introdutórias de Economia nos cursos de Ciências Agrárias, especialmente Agronomia e Zootecnia. Como se trata de um desafio global, a educação superior tem importante papel a cumprir para mitigar a mudança climática e combater seus efeitos já em curso. Ademais, utilizar temas atuais para ensinar economia é essencial, proporcionando uma experiência de aprendizado mais significativa. Integrar a Educação para Mudança Climática nas várias áreas científicas no Ensino Superior é fundamental no enfrentamento dos desafios sociais, ambientais e políticos que o mundo vive.
Título: Sistemas Agroalimentares Comunitários (SAC) e estratégias de superação dos impactos da pandemia de SARS-COV-2 em comunidades tradicionais
Coordenadora: Bianca Aparecida Lima Costa
Bolsista: Cleonilde Alves Cecilio Pereira – Licenciatura em Educação no Campo
Resumo: A proposta aborda os sistemas alimentares comunitários (SAC) como alternativa ao problema da fome e pobreza em comunidades tradicionais, que vem empreendendo esforços para reagir à vulnerabilidade econômica, agravada pela pandemia Sars-Cov-2. Os SAC são arranjos produtivos e econômicos que agregam sujeitos sociais em torno de objetivos comuns para lidar com recursos escassos e empreender estratégias de soberania alimentar conjugadas com relações mercantis locais ou regionais para geração de renda. O projeto visa investigar as características, limitações e potenciais de um SAC constituído em uma comunidade tradicional em sua luta contra a fome e a pobreza. Almeja-se abordar a caracterização de um SAC como evidência da multidimensionalidade do problema alimentar, buscando revelar suas interfaces com dinâmicas econômicas localizadas e as inovações agroambientais e de aprendizado social para governança de iniciativas coletivas de transição à economia solidária e à sustentabilidade produtiva. A proposta será desenvolvida na comunidade remanescente do quilombo Buieié, que fica localizada na zona rural de Viçosa.
Título: Agroturismo e Ecoturismo na Serra do Brigadeiro: Desvendando um Potencial Socioambiental
Coordenador: Gustavo Bastos Braga
Bolsista: Ana Paula Fialho Iria – Engenharia Ambiental
Resumo: A Serra do Brigadeiro, localizada na Zona da Mata mineira, é um verdadeiro tesouro de biodiversidade e riqueza cultural. Com uma vasta extensão de Mata Atlântica, a região se destaca por suas espécies endêmicas e comunidades tradicionais que mantêm práticas agrícolas sustentáveis. Este cenário cria um ambiente ideal para o desenvolvimento do agroturismo e do ecoturismo, integrando atividades agrícolas com experiências turísticas que promovem a conservação ambiental e a valorização cultural. O estudo se justifica pela necessidade de explorar o potencial ainda pouco desenvolvido do agroturismo e do ecoturismo na Serra do Brigadeiro. A região, com sua biodiversidade e práticas agrícolas sustentáveis, oferece uma oportunidade única para diversificação econômica e promoção da conservação ambiental. Além disso, o desenvolvimento dessas atividades pode fortalecer a agricultura familiar, aumentar a renda das comunidades rurais e proporcionar aos turistas uma experiência educativa sobre a produção sustentável de alimentos e a importância da preservação da biodiversidade. O principal objetivo do projeto é analisar o perfil socioambiental da Serra do Brigadeiro e avaliar o potencial do agroturismo e do ecoturismo como estratégias de desenvolvimento sustentável. A metodologia combina análises quantitativas e qualitativas para fornecer uma visão abrangente das dinâmicas locais. Serão utilizadas técnicas como análise de grupo (Cluster Analysis) para categorizar áreas com características similares e análise de componentes principais (PCA) para identificar os principais fatores que explicam variações regionais. Entrevistas semiestruturadas com agricultores, gestores de turismo e representantes de ONGs ambientais também serão conduzidas para entender as percepções locais sobre o agroturismo e o ecoturismo. A Serra do Brigadeiro possui um potencial significativo para o desenvolvimento do agroturismo e do ecoturismo, que pode contribuir para a sustentabilidade ambiental e a valorização cultural da região. Este estudo fornecerá subsídios científicos para orientar políticas públicas e estratégias de desenvolvimento sustentável, promovendo a inclusão social e o progresso econômico local. Este projeto não só destaca a importância da Serra do Brigadeiro como um modelo de conservação e desenvolvimento sustentável, mas também incentiva a implementação de práticas que possam ser replicadas em outras regiões com características semelhantes.
Título: EVOLUÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DA PRODUTIVIDADE TOTAL DOS FATORES (PTF) EM FAZENDAS PRODUTORAS DE LEITE EM MINAS GERAIS DE 2014 A 2021
Coordenador: Marcelo Dias Paes Ferreira
Bolsista: Hiara de Fátima Ferreira – Agronegócio
Resumo: O projeto intitulado “Evolução E Decomposição Da Produtividade Total Dos Fatores (PTF) Em Fazendas Produtoras De Leite Em Minas Gerais De 2014 A 2021” apresenta como objetivo verificar a evolução dos componentes da Produtividade Total dos Fatores (PTF) para as fazendas produtores de leite que recebem os serviços do Educampo/Sebrae de 2014 a 2021. Junto a isso, buscamos analisar a contribuições para variação da PTF oferecidas pelo avanço tecnológico, mudanças de escala e também da eficiência técnica. A abordagem adotada consiste em análise da produtividade, decompondo as variações na produtividade das fazendas em termos de variações de escala, mudanças tecnológicas e ganhos de eficiência. Desta forma, a pesquisa fornecerá informações de ações que devem ser tomadas a fim de aumentar a produtividade das fazendas. Para a avaliação empírica da produtividade e eficiência dos estabelecimentos produtores de leite, será utilizada a análise de fronteira estocástica (SFA) através da estimação paramétrica de Fronteira de Produção dados em painel para que se possa computar os índices de produtividade.
Título: Investigar os Desafios dos Profissionais de Cooperativismo na Revolução Industrial 5.0
Coordenador: Pablo Murta Baião Albino
Bolsista: Isabella Gonçalves Pires – Cooperativismo
Resumo: O presente projeto visa compreender os desafios enfrentados pelos profissionais de cooperativismo na era da Revolução Industrial 5.0, analisando as competências e habilidades necessárias para adaptação ao novo cenário. Será realizada uma pesquisa exploratória, que utilizará análises qualitativas e entrevistas, como instrumento serão elaborados questionários direcionados aos egressos de Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa. Sendo assim, serão investigadas as estratégias adotadas pelos egressos do curso para atender às exigências do mercado e a adequação da formação acadêmica recebida, buscando identificar as qualificações mais relevantes no contexto atual e verificar se a formação prepara eficazmente os profissionais para os desafios e mudanças impostos pela Revolução 5.0.