Informativo
Projeto do Departamento de Economia Rural é contemplado no Edital 2024-2025 do PIBITI/CNPq
O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) é um programa que tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar novos talentos, entre estudantes de graduação, da Universidade Federal de Viçosa, a partir da ampliação de seu acesso à cultura científica. As bolsas do PIBITI/CNPq foram voltadas para projetos de pesquisa que devem possuir, obrigatoriamente, interação com empresa.
O Departamento de Economia Rural foi contemplado com a oportunidade:
Título: Mapeamento e identificação de pontos críticos no manejo sanitário da pecuária de corte: utilizando indicadores do programa de sustentabilidade Agro Plus (ABIOVE)
Coordenador: Aziz Galvão da Silva Júnior
Bolsista: Milena Elissa Lourenço de Farias – Medicina Veterinária
Resumo:
O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, assumindo um papel importante na Agenda 2030, que tem como objetivo acabar com a fome até a data. Contudo, o país ainda enfrenta sérios desafios quanto à mensuração da sustentabilidade da cadeia, padrão cada vez mais requerido pelos países importadores do produto. Nesse contexto, iniciativas como a do Programa Agro Plus Brasil, que avalia a sustentabilidade na produção rural por meio de um Checklist com mais de 250 indicadores, pode ser o caminho para superar esse entrave do setor. A partir disso, a Equipe AgroPlus – UFV desenvolveu uma adaptação do Checklist do Programa Agro Plus Brasil para a produção de gado de corte com o objetivo de ampliar as áreas de atuação do Programa, bem como solucionar o obstáculo do setor quanto a esse quesito. Dentre os 7 indicadores específicos para pecuária de corte desenvolvidos pela Equipe, o indicador de Manejo Sanitário ganha destaque devido seus grandes impactos para os demais manejos, como também na saúde financeira dos produtores e do país, em função das suas consequências sobre as barreiras sanitárias para exportação. Fundamentado nesse cenário, o presente projeto tem como objetivo avaliar as ações do manejo sanitário por meio de um Mapeamento de Processos, evidenciando os pontos críticos com base em metodologias de análise econômica, análise de eficácia do manejo e análise de impacto do manejo em outras etapas da produção, construindo um Mapa de Calor a partir da metodologia de Matriz de Risco. Espera-se que o projeto avalie as metodologias que auxiliarão o diagnóstico da sustentabilidade no manejo sanitário, bem como permita uma visão clara dos seus processo e dos pontos críticos de maior relevância, auxiliando os produtores e profissionais da área nas tomadas de decisões, objetivando uma pecuária mais sustentável e lucrativa.