Seminário Territorial sobre certificação participativa orgânica acontece em Muriaé.

Atividade contou com mais de 45 participantes e apresentou benefícios e desafios da construção do Sistema Participativo de Garantia Orgânica (SPG) no Polo Agroecológico na Zona da Mata mineira.

No dia 19 de junho, foi realizado na unidade rural do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), em Muriaé, um Seminário Territorial de construção do Sistema Participativo de Garantia da qualidade orgânica e agroecológica na Zona da Mata mineira. Participaram mais de 45 agricultoras/es familiares, representantes de organizações de assessoria técnica e extensão rural, do poder público, cooperativas e redes de comercialização dos municípios de Barão de Monte Alto, Eugenópolis, Laranjal, Miradouro, Muriaé, Palma e Vieiras. Destaca-se a participação de diferentes entidades parceiras na região como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Núcleo de Estudos em Agroecologia Puri do IF Sudeste, o CEIFAR Zona da Mata, a EMATER, a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar Solidária (COOPAF) e a Rede Sabores e Saúde da Serra.

O objetivo do seminário foi fortalecer o diálogo sobre a certificação participativa orgânica, uma das modalidades previstas pela legislação brasileira (Lei Federal 10.831/2003), junto às organizações, pessoas e instituições que se relacionam com a agroecologia e a produção orgânica. Criado no início dos anos 2000 como alternativa à certificação por auditoria, o sistema participativo é adotado em 66 países, de acordo com a Federação Internacional de Movimentos da Agricultura Orgânica (IFOAM, sigla em inglês), e permite que as famílias agricultoras ampliem o acesso aos mercados, por meio da certificação participativa.

Valorizando as experiências de construção da agroecologia que já acontecem no território, as/os participantes compartilharam suas realidades de produção e comercialização e trocaram conhecimentos sobre os benefícios e princípios de construção do SPG no Polo Agroecológico da Zona da Mata – levantados no Seminário Regional que aconteceu em maio em Viçosa. Dialogaram também sobre a legislação nacional acerca da certificação orgânica e agroecológica, os mecanismos de controle da qualidade dos produtos, e sobre o envolvimento de mulheres e jovens rurais no SPG.

seminário territorial em muriaé - angélica almeida (233 of 244)

seminário territorial em muriaé - angélica almeida (156 of 244)

seminário territorial em muriaé - angélica almeida (191 of 244)

seminário territorial em muriaé - angélica almeida (114 of 244)