DER sedia Seminário Internacional que discute Agroecologia e Serviços Ecossistêmicos.

SEMINÁRIO VINCULADO AO PROGRAMA FOREFRONT: Benefícios da Natureza nas fronteiras agrícolas-florestais: concectando atores sociais, estratégias, biodiversidade funcional e serviços dos ecosistemas, financiado pelo INREF – Fundo de Pesquisa Interdisciplinar e Educação da Universidade de Wageningen.

Os três palestrantes são coordenadores do projeto nos três países.

O programa FOREFRONT busca contribuir para estratégias de uso da terra que reconciliem manutenção da biodiversidade, o suprimento de um amplo portfólio de serviços ecossistêmicos, e satisfaçam as necessidades das comunidades. Para isso, FOREFRONT usa métodos comparativos que se constroem na complementariedade das expertises e parcerias entre as instituições envolvidas, facilitando um processo de aprendizado contínuo entre países. Tal método potencializará as capacidades locais e contribuirá para o desenvolvimento de ferramentas que também poderão ser aplicadas em outras regiões.

O Programa é fruto da cooperação internacional entre as Universidades de Wageningen (Holanda), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Nacional Autônoma do México (México) e o Colégio da Fronteira Sul (México). No Brasil, o programa é também desenvolvido em parceria com instituições locais como os Sindicatos de Trabalhadores da Agricultura Familiar de Araponga, Espera Feliz e Divino e a ONG Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM). Cerca de 20 pesquisadores/professores e cerca de 15 estudantes de doutorado, mestrado e graduação dos três países estão envolvidos e as pesquisas de campo estão sendo realizadas na Zona da Mata mineira e em três regiões do México. Parte dos estudantes de doutorado recebe bolsas do INREF e outros estudantes, vinculados a programas brasileiros de pós-graduação recebem bolsa de instituições brasileiras. Três professores do Programa de Doutorado em Extensão Rural da UFV, cinco professores do Programa de Doutorado em Solos e um professor do Departamento de Educação participam do programa. A equipe brasileira é composta por orientadores da UFV e da Universidade de Wageningen quatro estudantes de doutorado, três de mestrado e dois de graduação. O programa iniciou-se em 2016 e tem previsão para terminar em 2021.

No Seminário, hoje às 16 h no auditório do DER, aberto ao público, tem como tema central Agroecologia e Serviços Ecossistêmicos. Tod@s são bem-vindos para participar e contribuir para o debate.

Fonte: Maria Izabel Vieira Botelho