Seminários Territoriais sobre certificação participativa orgânica e agroecológica acontecem na Zona da Mata Mineira.

Em mais uma etapa de construção do Sistema Participativo de Garantia (SPG) no Polo Agroecológico da Zona da Mata mineira, seminários sobre certificação participativa orgânica e agroecológica estão sendo realizados em diferentes territórios da região. As ações são promovidas conjuntamente pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cooperativismo, Agricultura Familiar e Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural/COOPERAR-DER/UFV, pelo Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia/ECOA/UFV, pelo Centro de Tecnologias Alternativas (CTA) e por diferentes entidades parceiras na região, que contam com o apoio da Fundação Banco do Brasil e BNDES (ECOFORTE) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os seminários territoriais foram definidos durante o seminário regional, ocorrido no fim de maio deste ano na Universidade Federal de Viçosa. Agora localmente, esses seminários visam a ação direta com agricultoras/es familiares que constroem a agroecologia em cada território. As discussões são sobre os princípios gerais da Certificação Participativa e da Agroecologia na Zona da Mata, assim como sobre os benefícios deste tipo de certificação e os mecanismos de controle da garantia da qualidade orgânica; e as normativas relacionadas aos Sistemas Participativos de Garantia (SPG).

Até o momento já foram realizados os seminários territoriais em Viçosa e Muriaé, nos últimos 15 e 19 de junho, e, até agosto, estão previstos encontros em Divino, Ponte Nova, Simonésia e um para o território de Juiz de Fora.

Confira como foi o Seminário Territorial em Viçosa: Seminário Viçosa

Confira como foi o Seminário Territorial em Muriaé: Seminário Muriaé