Sistema Participativo de Garantia da Qualidade Orgânica, SPG-Floriô, é credenciado no Ministério da Agricultura

No dia 20 de dezembro de 2023 a Associação de Agricultura Orgânica e Agroecologia da Zona da Mata MG teve o reconhecimento oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária/MAPA como um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica/OPAC, o SPG-FLORIÔ! A partir de agora agricultoras e agricultores poderão, de forma participativa, ter o reconhecimento oficial da qualidade orgânica da sua produção por meio do Selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

O SPG-FLORIÔ se formalizou em julho de 2021 e recebeu apoio de diversas organizações. Dentre estas, destacam-se projetos desenvolvidos pela Universidade Federal de Viçosa com recursos do Governo Federal e Emendas Parlamentares. As principais iniciativas envolvidas nessa atuação são o Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA), a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV), Departamento de Economia Rural (DER), Departamento de Educação (DPE) e Departamento de Solos (DPS). Ressalta-se também o apoio fundamental do Centro de Tecnologia Alternativas (CTA-ZM) que executou diferentes projetos que contribuíram com este processo de organização. O credenciamento como OPAC autoriza o SPG a utilizar o Selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, conforme figura abaixo.

O Selo é uma garantia de que a produção do alimento foi realizada sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes químicos e outros insumos. O reconhecimento, em 2018, da Zona da Mata de Minas Gerais como o primeiro Pólo Agroecológico do Brasil também contribuiu com os debates e ações acerca da certificação participativa na região.

Atualmente, a Associação de Agricultura Orgânica e Agroecologia da Zona da Mata-MG conta com 84 associados pessoas físicas e 3 pessoas jurídicas. Desse total, 66 são fornecedores(as), ou seja, agricultores(as) que desejam ter a sua produção certificada e 21 colaboradores(as) que também participam do processo de garantia da qualidade orgânica da produção.

O SPG-FLORIÔ atua em 13 municípios: Acaiaca, Barão de Monte Alto, Coimbra, Diogo de Vasconcelos, Divino, Espera Feliz, Laranjal, Muriaé, Paula Cândido, Ponte Nova, Raul Soares, Sem Peixe e Viçosa.