UFV e UNIFAP realizam seminário virtual COOPERATIVISMO E BIOECONOMIA NA AMAZÔNIA.

O Seminário virtual COOPERATIVISMO E BIOECONOMIA NA AMAZÔNIA, realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), tem o objetivo de evidenciar a importância das Cooperativas da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais para a Amazônia, destacando os papeis desempenhados por estas organizações e seus desafios nas cadeias da sociobiodiverdade e, assim, na consolidação da Bioeconomia como estratégia para proteção da floresta e o fortalecimento de diferentes territórios.

As cooperativas, portanto, são o foco analítico a partir do qual se orienta o diálogo sobre a Bioeconomia na Amazônia.

A cooperação como base das cadeias produtivas, sob o protagonismo dos povos da Amazônia e a construção de ecossistemas de negócios socioambientais cooperativos se ligam à pauta da ação climática, dos sistemas alimentares sustentáveis e da redução de desigualdades como oportunidade para repensar o desenvolvimento sustentável no bioma Amazônico.

Para dar voz a esse diálogo, o Seminário contará com uma mesa de abertura composta por representantes dos sistemas de representação das cooperativas no Brasil:

– Ricardo Khouri, Presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Tocantins e Representante da Região Norte na diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras;

– Sandro Souza da Silva, Presidente do Sistema UNICAFES Rondônia.

Em sequência, o painel principal do seminário contará com a apresentação de duas importantes lideranças nos temas que contextualizam o diálogo:

– Carina Pimenta, Secretária Nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima;

– Diego Viégas,
Coordenador de suprimentos e relacionamento com comunidades da Natura.

Este Seminário acontecerá no dia 26/04, às 18:30h (horário de Brasília) e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da Universidade Federal de Viçosa.

Haverá emissão de certificado de participação! Se tiver interesse, basta fazer sua inscrição no link https://www.even3.com.br/cooperativismo-e-bioeconomia-na-amazonia-327732 e assinar a lista de presença online que será disponibilizada durante o evento.

DER - INFORMA (2)